DICA TÉCNICA
Qual recomendação para a usinagem com a técnica MQL?
A técnica MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes) fica restrita a máquinas que realizam somente um tipo de operação, já que para que ela funcione adequadamente é necessário dirigir o jato de névoa muito precisamente sobre a região de cisalhamento do corte. Trata-se de uma técnica muito boa, que reduz custos e necessidade de descarte da solução utilizada, quando a mesma se deteriora; apesar de não ser possível reutilizá-la através da recirculação. No caso da técnica MQL, a Quimatic Tapmatic disponibiliza para seus clientes tanto o equipamento de aplicação do fluido, chamado de NEBULIZADOR (NB4 de uma saída e NB5 de duas saídas), quanto o produto mais indicado para essa técnica, que é o QUIMATIC JET. Vale lembrar que no processo MQL não temos problema de decomposição do óleo, pois o produto vai sendo consumido durante a operação de usinagem. E quando o sistema está bem parametrizado e ajustado, é um sistema bastante econômico, já que a quantidade de fluido utilizada é bem pequena, podendo-se trabalhar até por 8 a 10 horas com um único litro de QUIMATIC JET.
PRODUTOS UTILIZADOS
QUIMATIC JET
Fluido de corte a base de água, ecológico, especialmente desenvolvido para dispositivos de aplicação por névoa ou gotejamento. Sintético.
Nebulizador IV Tapmatic
Economia de até 50% no consumo de fluidos para usinagem. Dispositivo para aplicação de fluidos de corte por nebulização, através da técnica M.Q.L. (Mínima Quantidade de Lubrificante).
Nebulizador V Tapmatic
Economia de até 50% no consumo de fluidos para usinagem. Dispositivo com duas mangueiras independentes para aplicação de fluidos de corte por nebulização, através da técnica M.Q.L. (Mínima Quantidade de Lubrificante).