DICA TÉCNICA

Um óleo solúvel ecológico pode ser descartado sem tratamento?

Óleos solúveis, mesmo os ecológicos, se contaminam no tanque com tramp oil e cavacos, resíduos que tornam a solução não mais ecológica, por isso é considerado um resíduo de classe 1 (perigoso), e só pode ser descartado de acordo com a legislação para esse tipo de resíduo, e por empresas que possuem o CADRI (Certificado de Autorização de Descarte de Resíduo Industrial), liberado pelo órgão ambiental do estado em questão. A empresa que não faz o descarte corretamente do óleo solúvel, se denunciada ou autuada pela fiscalização, ela pode ser multada ou até fechada, tanto pelo órgão estadual quanto pelo Ministério do Meio Ambiente.

Então, se a sua empresa possui o CADRI ou contrata uma empresa que possua o certificado, ela pode sim descartar o óleo solúvel sem tratamento, mas cumprindo a legislação, que na maioria dos casos recomenda incineração ou encaminhamento para aterro sanitário.

Pequenas indústrias, quando instaladas em polos industriais, é importante que este tenha estações de tratamento que coletam e tratam esses resíduos para destinação final, o que pode otimizar os custos de descarte. Agora, pequenas empresas isoladas o ideal é realmente contratar uma empresa especializada, que contenha o CADRI, para coletar o resíduo na própria indústria prevenindo problemas ambientais.

Por isso a importância em diminuir a frequência de descarte de óleo. E todas as dicas para conseguir isso você pode conferir clicando aqui.

PRODUTOS UTILIZADOS

  • ME 3 – Óleo Solúvel Sintético de Base Vegetal

    Ecológico – Ideal para empresas com normas ou certificações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Comparado com produtos similares, o ME-3 oferece maior vida útil da solução no reservatório.

  • ME 1 – Óleo Solúvel Semissintético Ecológico

    Oferece lubrificação similar a de um óleo solúvel mineral convencional, porém, com maior vida útil da solução abastecida no reservatório. Ecológico – isento de nitrito, boro, cloro, enxofre; compostos aromáticos e metais pesado.

  • ME 2 – Óleo Solúvel Sintético Ecológico

    Produto à base de lubrificantes sintéticos de última geração. Isento de óleo mineral, oferecendo alta resistência ao apodrecimento. Contém aditivos EP (extrema Pressão) que reduzem o atrito durante usinagem. Sua emulsão translúcida facilita a visualização da usinagem.