DICA TÉCNICA
Quando utilizar fluidos para usinagem de polímeros como Nylon e Celeron?
No caso de polímeros como Nylon e Celeron, é necessário o uso de fluido sempre que a usinagem estiver prejudicada, como por exemplo, por aquecimento elevado do processo com derretimento do polímero e emplastamento na ferramenta.
Exemplos:
- Qualidade de usinagem
- Diferenças de medidas
- Incapacidade de fazer o processo devido ao derretimento ou a adesão de material na ferramenta por excesso de calor.
Como o Nylon e Celeron apresentam dureza e ponto de fusão baixos, o indicado são os fluidos de maior capacidade de refrigeração, como a linha de óleos solúveis sintéticos, ME-2, ME-3 ou Quimatic Jet com nebulização, da Quimatic Tapmatic.
Aplique os fluidos no ponto de contato da ferramenta no material. Reaplique sempre que houver necessidade ou perda de lubrificação.
PRODUTOS UTILIZADOS
QUIMATIC JET
Fluido de corte a base de água, ecológico, especialmente desenvolvido para dispositivos de aplicação por névoa ou gotejamento. Sintético.
ME 3 – Óleo Solúvel Sintético de Base Vegetal
Ecológico – Ideal para empresas com normas ou certificações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Comparado com produtos similares, o ME-3 oferece maior vida útil da solução no reservatório.
Nebulizador IV Tapmatic
Economia de até 50% no consumo de fluidos para usinagem. Dispositivo para aplicação de fluidos de corte por nebulização, através da técnica M.Q.L. (Mínima Quantidade de Lubrificante).
Nebulizador V Tapmatic
Economia de até 50% no consumo de fluidos para usinagem. Dispositivo com duas mangueiras independentes para aplicação de fluidos de corte por nebulização, através da técnica M.Q.L. (Mínima Quantidade de Lubrificante).
ME 2 – Óleo Solúvel Sintético Ecológico
Produto à base de lubrificantes sintéticos de última geração. Isento de óleo mineral, oferecendo alta resistência ao apodrecimento. Contém aditivos EP (extrema Pressão) que reduzem o atrito durante usinagem. Sua emulsão translúcida facilita a visualização da usinagem.