DICA TÉCNICA
Qual a diferença entre CRZ e Galvalum?
CRZ e Galvalum, os produtos para galvanização a frio da Quimatic Tapmatic, são ricos em zinco e garantem ampla proteção anticorrosiva em peças metálicas. A principal diferença entre as soluções é basicamente quanto à coloração: CRZ é cinza-escuro fosco e Galvalum tem cor aluminizada fosca.
As duas opções são similares em preço e em proteção anticorrosiva (equivalente à galvanização convencional a quente). Além disso, a aplicação é muito prática utilizando um pincel, rolo de pintura ou uso da versão em aerossol.
Para entendimento da existência destas duas versões, falamos um pouco mais de cada produto:
CRZ:
Trata-se do primeiro composto para galvanização a frio no Brasil. O produto pode ser aplicado sobre superfícies de ferro e aço em geral. Algumas de suas principais aplicações são em:
- Cordões de solda, para proteção anticorrosiva e equiparação da diferença de potencial elétrico entre o metal soldado e a própria solda, prevenindo o aparecimento rápido da ferrugem ao redor do cordão.
- Como primer anticorrosivo para receber pintura estética posterior e todo o revestimento de peças metálicas que necessitem de excelente proteção anticorrosiva contra intempéries, salinidades, maresia e materiais alcalinos leves, entre outros contaminantes de superfície.
Outro diferencial está em sua versão em aerossol, que atinge os 85% de zinco na película seca, em atendimento à norma ABNT NBR 6323 que especifica a tinta ideal para reparos de superfícies galvanizadas.
GALVALUM:
Galvalum tem alto teor de zinco em sua composição, além de pigmento de alumínio, que também contribui com a proteção anticorrosiva e é responsável pela cor do produto.
Pela proximidade de cor com a galvanização a quente, é indicado para retoques em peças que já possuem a galvanização convencional mas que estejam com falhas, como cortes, furações, arranhões ou degradação do tempo. Devido à coloração aluminizada, o produto dispensa o uso de tinta de acabamento em estruturas metálicas, cercas, silos, tubulações, etc.
Vantagens da galvanização a frio:
CRZ e Galvalum oferecem inúmeras vantagens quando comparados com a galvanização convencional a fogo:
- Podem ser aplicados no próprio local onde se encontram as estruturas metálicas. Assim não há gastos com desmontagem de peças para imersão em um banho de galvanização. Também não haverá custos com transporte e nova montagem da estrutura.
- A aplicação funciona como se fosse um processo de pintura, utilizando pincel, pistola de pintura ou o jato da lata em aerossol.
- Não requerem mão de obra especializada
- A galvanização ocorre através de processo eletroquímico (com troca de elétrons), ou seja, não necessita nem de calor nem de energia elétrica
- No teste em câmara de névoa salina (salt-spray), os produtos resistiram mais de 1.200 horas – o equivalente a 5 anos de proteção contra a formação de corrosão e ferrugem (dependendo das condições de intempéries).
PRODUTOS UTILIZADOS
CRZ – Galvanização a Frio
Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente. Aplicável com pincel, rolo, pistola ou spray. Ideal para reparos em falhas da galvanização a quente e cordões de solda.
GALVALUM – Galvanização Aluminizada a Frio
Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Permite reparos de falhas em superfícies galvanizadas com coloração similar à galvanização a quente.