DICA TÉCNICA

Por que ocorre a borra azul no óleo solúvel na usinagem de metais amarelos, como latão e bronze? Ela traz algum prejuízo?

Por que ocorre a borra azul no óleo solúvel na usinagem de metais amarelos, como latão e bronze

No processo de usinagem de metais amarelos, o cavaco se dissolve na solução na forma de hidróxido de cobre, o que dá a coloração azulada no óleo solúvel.

A reação ocorre devido ao cobre presente na formulação dos metais amarelos e também pela alcalinidade dos óleos solúveis (como é o caso dos óleos da Quimatic  ME-1, ME-2 e ME-3).

A borra de cor azul não interfere em hipótese alguma no desempenho dos nossos óleos. Pelo contrário, até ajuda em sua preservação, já que o hidróxido de cobre atua como biocida.

PRODUTOS UTILIZADOS

  • ME 3 – Óleo Solúvel Sintético de Base Vegetal

    Ecológico – Ideal para empresas com normas ou certificações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Comparado com produtos similares, o ME-3 oferece maior vida útil da solução no reservatório.

  • ME 1 – Óleo Solúvel Semissintético Ecológico

    Oferece lubrificação similar a de um óleo solúvel mineral convencional, porém, com maior vida útil da solução abastecida no reservatório. Ecológico – isento de nitrito, boro, cloro, enxofre; compostos aromáticos e metais pesado.

  • ME 2 – Óleo Solúvel Sintético Ecológico

    Produto à base de lubrificantes sintéticos de última geração. Isento de óleo mineral, oferecendo alta resistência ao apodrecimento. Contém aditivos EP (extrema Pressão) que reduzem o atrito durante usinagem. Sua emulsão translúcida facilita a visualização da usinagem.