DICA TÉCNICA

Quais são os cuidados necessários com o óleo solúvel nas férias coletivas?

Nas férias coletivas, quando a emulsão fica parada ou sem a devida reposição de concentrado, o risco de deterioração do óleo solúvel aumenta, o que pode trazer prejuízos para a empresa na volta ao trabalho.

Mas cuidados simples irão garantir a qualidade do óleo solúvel no intervalo das atividades. Antes do início das férias coletivas, é recomendável que as indústrias avaliem o estado atual do óleo, através da determinação do pH (potencial de hidrogênio) da solução. Em alguns casos, uma simples manutenção com adição de uma dose extra de alcalinizante e preservante será o suficiente para manter as propriedades corretas até a data de retorno. Se for possível também durante esse período pelo menos 1 vez por semana circular a solução no sistema para aerar a solução. Essa medida também minimizará o impacto da propagação da contaminação, já que os microrganismos mais perigosos e prejudiciais que crescem nesse período são os anaeróbicos.

Na volta das férias coletivas, os cuidados devem prosseguir, com uma nova checagem dos níveis da solução. Estes cuidados consistem verificar de novo o pH, além de conferir a taxa de diluição (Brix), remover o tramp oil e, eventualmente, corrigir a emulsão, com óleo novo ou alcalinizante e preservante, caso a mesma apresente algum desvio.

Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle onde é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução.

Para baixar a ficha, acesse: www.quimatic.com.br/ficha-de-controle-oleo-soluvel.php

PRODUTOS UTILIZADOS

  • ME 3 – Óleo Solúvel Sintético de Base Vegetal

    Ecológico – Ideal para empresas com normas ou certificações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Comparado com produtos similares, o ME-3 oferece maior vida útil da solução no reservatório.

  • ME-100 ALUM Óleo Solúvel Semissintético Ecológico

    Para diversas operações de usinagem em máquinas operatrizes que trabalham com alumínio. Permite maior taxa de diluição sem afetar o desempenho. PH Controlado – Não mancha alumínio e suas ligas.

  • ME 1 – Óleo Solúvel Semissintético Ecológico

    Oferece lubrificação similar a de um óleo solúvel mineral convencional, porém, com maior vida útil da solução abastecida no reservatório. Ecológico – isento de nitrito, boro, cloro, enxofre; compostos aromáticos e metais pesado.

  • ME 2 – Óleo Solúvel Sintético Ecológico

    Produto à base de lubrificantes sintéticos de última geração. Isento de óleo mineral, oferecendo alta resistência ao apodrecimento. Contém aditivos EP (extrema Pressão) que reduzem o atrito durante usinagem. Sua emulsão translúcida facilita a visualização da usinagem.