DICA TÉCNICA
Quais são os cuidados na utilização de fluidos para usinagem com ferramentas de metal duro?
É importante sempre levar em consideração a velocidade de corte e o material a ser usinado. Evite também o choque térmico, ligando o fluxo de fluido de corte antes de iniciar a operação (e mantendo o fluxo do fluido por algum tempo após o término da usinagem).
Para ferramentas de metal duro, a força necessária para a realização da usinagem é muito grande, exigindo muito esforço do bit e gerando muito calor no processo, sendo necessário mais refrigeração. Nesse caso recomenda-se o uso do óleo solúvel sintético ME-2, quando a necessidade é por mais refrigeração ou o fluido sintético Quimatic 3 Super Fluido quando a necessidade é por mais lubrificação, o que ocorre quando o atrito do bit com a peça usinada se torna muito grande.
PRODUTOS UTILIZADOS
QUIMATIC 3 SUPER FLUIDO – Para metais de elevada dureza
Fluído de corte ecológico, biodegradável, para metais de elevada dureza como ligas de aços especiais, inox, inclusive titânio. Sintético. Alta lubricidade. Não evapora.
ME 2 – Óleo Solúvel Sintético Ecológico
Produto à base de lubrificantes sintéticos de última geração. Isento de óleo mineral, oferecendo alta resistência ao apodrecimento. Contém aditivos EP (extrema Pressão) que reduzem o atrito durante usinagem. Sua emulsão translúcida facilita a visualização da usinagem.