DICA TÉCNICA

Como reparar e proteger centrífugas industriais que sofrem danos por ataque químico?

88b2592b-683b-4f60-8e6f-2dc3e573898b-Como reparar e proteger centrífugas industriais que sofrem danos por ataque químico

Quando falamos em ataque químico, precisamos dimensionar de qual nível de agressividade química estamos tratando. Qual o principal produto no processo, o mais agressivo e concentrações? Trabalha com produto alimentício?

Assim poderemos definir entre os revestimentos mais adequados para o ataque químico em questão: Plasteel Cerâmico Branco 3:1, Plasteel Cerâmico Azul 3:1 ou Plasteel Alta Resistência Química 3:1.

Se a superfície estiver desgastada, recupere a mesma com a linha solda a frio: Plasteel Massa 4:1, Plasteel Massa 1:1 ou Plasteel Cerâmico Espatulável Cinza 5:1 antes da aplicação do revestimento de proteção.

Veja como proceder:

  • Prepare a peça com jateamento abrasivo, removendo todos os resíduos e possíveis contaminantes da superfície.
  • Atenção: é comum que alguns equipamentos trabalhem com produtos que geram resíduos oleosos. Assim, mesmo jateada, a superfície permanece contaminada, interferindo na aderência das resinas. Nossa recomendação é esfregar a superfície com o desengraxante biodegradável Quimatic ED SOLV, em diluição de 1:5, lavando em seguida com água quente. Repetir esse processo até que seja eliminado todo o resíduo.
  • Secar bem e proteger com uma fita crepe e papel as áreas onde o produto não será aplicado. Assim preservando da sujeira o restante do equipamento.
  • Aplique a solda a frio Plasteel escolhida, com espátula, preenchendo e regularizando a área afetada.
  • Antes da cura total da solda a frio Plasteel Massa, aplicar o revestimento Plasteel Cerâmico escolhido, com trincha ou rolo de pintura.

A recuperação com resinas Plasteel é muito prática, fácil, eficiente e econômica. Ao recuperar equipamentos danificados e proteger equipamentos novos com Plasteel, aumenta-se a vida útil dos equipamentos, evitando as paradas indevidas para manutenção corretiva. Outra vantagem é que a resina pode ser aplicada na própria empresa, com mão de obra própria.

PRODUTOS UTILIZADOS

  • Plasteel Cerâmico Pintável Branco

    Revestimento atóxico de alto desempenho para indústrias alimentícias e farmacêuticas. Excelente proteção contra corrosão. Seu acabamento vitrificado maximiza o escoamento de alimentos.

  • Plasteel Alta Resistência Química

    Muito utilizado em tanques, bombas, tubulações, estruturas metálicas e quaisquer superfícies que precisem de máxima proteção contra corrosão por agentes químicos.

  • Plasteel Cerâmico Espatulável

    Repara superfícies com desgaste profundo. Aplicado em quaisquer superfícies de máquinas, equipamentos e peças que necessitem de restauração dimensional e proteção contra corrosão, ataque químico, cavitação e leve abrasão.

  • Plasteel Cerâmico Pintável Azul

    Resistente ao ataque químico de solventes orgânicos (alifáticos, aromáticos e álcoois), água do mar, gasolina, óleo diesel, produtos alcalinos, ácidos diluídos, entre outras possibilidades. Utilizado em máquinas, equipamentos, tanques e estruturas metálicas.

  • Plasteel Massa 1:1

    Excelente adesão sobre a superfície. Sua proporção de mistura 1:1. Facilita o preparo do produto e seu tempo de cura é maior, oferecendo mais tempo para aplicação.Para reparo de vazamentos, trincas, rachaduras, falhas de fundição, e mais.

  • Plasteel Massa 4:1

    Para reparo de peças com trincas, rachaduras, falhas de fundição, desgastes superficiais e erros de usinagem. Resistente às tensões por tração, compressão, torção e flexão. Usinável como aço.