DICA TÉCNICA

Como reparar e proteger boilers com corrosão interna pelo contato com a água aquecida a até 80°C?

c30a0dc2-98f7-4680-b979-c24131675a34-Como reparar e proteger boilers com corrosão interna pelo contato com a água aquecida em até 80°C

O desgaste dos boilers acontece geralmente devido à alta temperatura da água e baixo pH, que degradam o revestimento epóxi do tanque de aço carbono. Este problema provoca a corrosão, que se alastra e desplaca a tinta protetiva, degradando a superfície.

Por isso, a inspeção é tão importante, pois permitirá identificar os problemas antes que eles se agravem, evitando que se chegue ao ponto de vazamentos (quando a única forma de reparo seria a solução emergencial de tapar os furos).

Somente os boilers de maior porte possuem porta para inspeção que permite o acesso interno para manutenção. Muitos desses tanques – utilizados para armazenagem de água quente, a fim de abastecer de forma imediata processos residenciais e industriais – são feitos em inox. Mas devido ao alto custo, é comum encontrá-los também em aço carbono, pintados com tinta epóxi.

Para o reparo interno dos tanques – quando há o acesso – recomendamos o uso dos seguintes produtos: desengraxante Quimatic ED SOLV, removedor de ferrugem ultrarrápido Quimox Gel, e resina epóxi Plasteel Massa 4:1, Plasteel Cerâmico Azul ou Plasteel Cerâmico Branco (no caso de necessidade de revestimento de grau alimentício).

Solução:

  • Antes de iniciar, avalie o boiler interna e externamente, identificando possíveis pontos de corrosão e vazamentos. Tenha atenção especial aos pontos de solda da estrutura e fixação dos tubos de entrada e saída de água.
  • Se o boiler não tiver acesso, resta somente a possibilidade de reparar os possíveis furos pela parte externa, utilizando Plasteel Massa 4:1.
  • Se for necessária uma recuperação muito rápida, utilize Plasteel Rapid 1:1

Para a reparação/prevenção da oxidação interna, há as seguintes opções:

Opção 1:

  • Jateamento com granalha abrasiva ou emoção da ferrugem com lixamento abrasivo. Ambos os processos abrasivos podem expor furos e trincas, que necessitam ser recuperados pontualmente com solda a frio Plasteel Massa 4:1.
  • Efetue a limpeza com desengraxante Quimatic ED SOLV, secando bem a superfície.
  • Aplique a resina cerâmica para revestimento interno com: Plasteel Cerâmico Azul ou Plasteel Cerâmico Branco, conforme instruções na ficha técnica.

Opção 2:

  • Remova a ferrugem solta com abrasivo.
  • Aplique o removedor de ferrugem e fosfatizante Quimox Gel, observando as recomendações em ficha técnica.
  • Utilize a resina cerâmica para revestimento interno: Plasteel Cerâmico Azul ou Plasteel Cerâmico Branco, conforme instruções na ficha técnica.

A Quimatic Tapmatic tem uma extensa linha de produtos voltados para prevenção e recuperação de equipamentos. O processo de recuperação pode ser feito com mão de obra própria e no local, com excelente custo-benefício. A solução com a linha Plasteel é a mais rápida, econômica e de grande durabilidade do mercado.

Vale lembrar que, além do uso em reparos, as resinas cerâmicas Plasteel também podem ser utilizadas como revestimento em boilers novos, aumentando a vida útil dos equipamentos.

PRODUTOS UTILIZADOS

  • Plasteel Cerâmico Pintável Branco

    Revestimento atóxico de alto desempenho para indústrias alimentícias e farmacêuticas. Excelente proteção contra corrosão. Seu acabamento vitrificado maximiza o escoamento de alimentos.

  • Desengraxante QUIMATIC ED SOLV

    Para limpezas mais pesadas ou que necessitem de maior rapidez de remoção. Utilizado em metais ferrosos e aço inox. Contém solventes ecológicos. Econômico – Pode ser diluído até 1:100 em água.

  • QUIMOX GEL – Neutralizador de Ferrugem

    Indicado para a neutralização da ferrugem em grandes áreas. Após a aplicação do produto, a ferrugem não volta rapidamente, o que permite maior tempo para aplicação da tinta de acabamento. Econômico em função de sua consistência em gel.

  • Plasteel Cerâmico Pintável Azul

    Resistente ao ataque químico de solventes orgânicos (alifáticos, aromáticos e álcoois), água do mar, gasolina, óleo diesel, produtos alcalinos, ácidos diluídos, entre outras possibilidades. Utilizado em máquinas, equipamentos, tanques e estruturas metálicas.

  • Plasteel Massa 4:1

    Para reparo de peças com trincas, rachaduras, falhas de fundição, desgastes superficiais e erros de usinagem. Resistente às tensões por tração, compressão, torção e flexão. Usinável como aço.

  • Plasteel Rapid

    Reparos em apenas 5 minutos! A aplicação do produto é realizada em 1 minuto. Utilizado em tubulações e flanges para estancar vazamentos. Produto usinável com excelente precisão dimensional.