DICA TÉCNICA

Como reparar e proteger bases de aço e parafusos das cadeiras longarinas de auditório danificadas pela corrosão?

Como reparar e proteger bases de aço e parafusos das cadeiras longarinas de auditório danificadas pela corrosão

Normalmente, a corrosão nas bases de aço e parafusos de cadeiras longarinas é causada por umidade do ar e também pelo ácido úrico do contato com as mãos. Também é possível que ocorra pelo uso de produtos alvejantes na limpeza do piso.

Como solução sugerimos o uso do removedor de ferrugem ultrarrápido Quimox Gel para eliminar a corrosão e fosfatizar a superfície. Em seguida, aplique a nossa galvanização a frio (CRZ ou Galvalum). E, para acabamento, utilize tinta com coloração da preferência do cliente.

Neste tipo de procedimento, a grande vantagem é a praticidade do processo de manutenção e conservação. Afinal, não há necessidade de remoção das cadeiras longarinas de seu local de instalação. Outra grande vantagem é a longevidade que este tratamento proporciona, pois a galvanização a frio resiste a até 1.200 horas em teste salt-spray, o que representará anos de proteção.

Desta forma, a manutenção será rápida, com baixo custo operacional e com alta qualidade!

Veja o passo a passo:

  • Verifique se os parafusos não estão comprometidos na estrutura mecânica, ou seja, se a corrosão não causou perda de material.
  • Se não ocorreu perda de material tanto nos parafusos quanto nas bases de aço, a remoção da ferrugem será feita através do Quimox Gel.
  • O produto irá entrar em contato com as superfícies danificadas pela corrosão, neutralizando e fosfatizando, assim a peça ficará pronta para receber a galvanização a frio com CRZ ou Galvalum.
  • A galvanização a frio protegerá as superfícies contra a corrosão. Caso o cliente queira aplicar uma tinta de acabamento, não precisará utilizar nenhum primer, pois a própria galvanização a frio fará também a função de primer para pintura.

Já que é um local coberto, caso prefira uma solução mais rápida, é possível utilizar o convertedor de ferrugem PCF e finalizar o acabamento com uma tinta esmalte, PU ou epóxi de qualidade e à base de solvente.

Neste caso é necessário fazer a remoção da tinta e ferrugem solta com uma lixa ou escova de aço. Após a ativação da ferrugem, aplique 2 demãos de PCF e, depois de curado, finalize com a tinta.

PRODUTOS UTILIZADOS

  • QUIMOX GEL – Neutralizador de Ferrugem

    Indicado para a neutralização da ferrugem em grandes áreas. Após a aplicação do produto, a ferrugem não volta rapidamente, o que permite maior tempo para aplicação da tinta de acabamento. Econômico em função de sua consistência em gel.

  • PCF – Fundo Convertedor de Ferrugem

    Após tempo de conversão total da ferrugem, a superfície está pronta para receber tinta à base de esmalte sintético, epóxi ou PU. Minimiza o trabalho e o custo para remoção da ferrugem.

  • CRZ – Galvanização a Frio

    Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente. Aplicável com pincel, rolo, pistola ou spray. Ideal para reparos em falhas da galvanização a quente e cordões de solda.

  • GALVALUM – Galvanização Aluminizada a Frio

    Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Permite reparos de falhas em superfícies galvanizadas com coloração similar à galvanização a quente.