DICA TÉCNICA

Como recuperar e proteger equipamentos portuários que sofrem alta corrosão e furam com frequência?

Slide39

Devido à intempérie e à maresia, os equipamentos sofrem mais desgastes em regiões portuárias, enfrentando alto risco de oxidação, corrosão e ferrugem, inclusive com furos.

Para resolver o problema, podemos sugerir diversas soluções da Quimatic Tapmatic. A escolha do produto certo irá depender do grau de desgaste do equipamento e do nível de proteção desejado.

Oxidação

Se a superfície já apresentar pontos de oxidação, sugerimos efetuar a limpeza com o removedor de ferrugem ultrarrápido QUIMOX. Depois, neutralizar a ação do produto com água e aplicar a solução escolhida para proteger a superfície de novos riscos de corrosão.

Furos

Caso a superfície já esteja com furos, é possível recuperar essa área com a solda a frio PLASTEEL MASSA 4:1 (com cura de 24 horas) ou PLASTEEL RAPID para furos emergenciais (com cura em 5 minutos). A superfície deverá ser limpa para ficar livre de: oleosidade, restos de tinta e sujidade. Criar rugosidade para melhorar a aderência.

Proteção extra

Ainda na linha Plasteel, a resina Plasteel Cerâmico Pintável 3:1 Azul, pode ser utilizada para proteger os equipamentos da intempérie, maresia e também de agentes químicos presentes no ambiente.

Galvanização a frio.

Outra ótima maneira de proteger os metais da corrosão é através da Galvanização a Frio (CRZ ou Galvalum), que resistirá ao intemperismo, maresia, urina e sangue.

Para a aplicação, é preciso que a superfície esteja no metal puro. Assim, deve-se limpar bem para não haver restos de tinta, oxidação, oleosidade, sujidade em geral.

Após a Galvanização a Frio, a superfície poderá ou não ser pintada. No caso de se optar pela pintura, não haverá necessidade de aplicação de primer.

As soluções da linha Quimatic garantem ótimos resultados e praticidade. Veja algumas vantagens:

  • São aplicadas a frio, ou seja, em temperatura ambiente.
  • Permitem a manutenção do equipamento na área em que o mesmo está, sem a necessidade de remoção
  • Longevidade na proteção contra a corrosão por intemperismo e maresia.
  • A galvanização a frio com CRZ suporta mais de 1200 horas no salt-spray.

PRODUTOS UTILIZADOS

  • QUIMOX – Removedor de Ferrugem Ultrarrápido

    Para trabalhos rápidos de remoção de ferrugem, principalmente em peças pequenas. Pode ser aplicado por imersão ou utilizando pincel. Ideal para serviços de manutenção.

  • Plasteel Cerâmico Pintável Azul

    Resistente ao ataque químico de solventes orgânicos (alifáticos, aromáticos e álcoois), água do mar, gasolina, óleo diesel, produtos alcalinos, ácidos diluídos, entre outras possibilidades. Utilizado em máquinas, equipamentos, tanques e estruturas metálicas.

  • Plasteel Massa 4:1

    Para reparo de peças com trincas, rachaduras, falhas de fundição, desgastes superficiais e erros de usinagem. Resistente às tensões por tração, compressão, torção e flexão. Usinável como aço.

  • Plasteel Rapid

    Reparos em apenas 5 minutos! A aplicação do produto é realizada em 1 minuto. Utilizado em tubulações e flanges para estancar vazamentos. Produto usinável com excelente precisão dimensional.

  • CRZ – Galvanização a Frio

    Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente. Aplicável com pincel, rolo, pistola ou spray. Ideal para reparos em falhas da galvanização a quente e cordões de solda.

  • GALVALUM – Galvanização Aluminizada a Frio

    Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Permite reparos de falhas em superfícies galvanizadas com coloração similar à galvanização a quente.