DICA TÉCNICA

Como efetuar a limpeza de contaminação de carbono em aço inox ?

Como efetuar limpeza de contaminação de carbono em aço inox

Aços inoxidáveis, ou Inox, como são mais conhecidos, são materiais nobres de diversos tipos, desenvolvidos conforme as finalidades de uso. São resistentes à oxidação e corrosão causadas por diferentes tipos de produtos químicos e intemperismo.

Por serem considerados nobres, com custos elevados em relação a outros materiais alternativos, seu uso requer alguns cuidados. Esses cuidados devem começar no transporte e armazenamento das chapas e perfis em geral e continuar durante todas as etapas de montagem e fabricação de equipamentos e estruturas.

Por exemplo, o inox não deve ser trabalhado em área onde se trabalha aço carbono. Muito menos compartilhar ferramentas e abrasivos entre os diferentes tipos de materiais, pois partículas de carbono são grandes contaminantes, resultando em oxidação no aço inox.

Vale lembrar que os processos de corte que geram calor – como o corte plasma, corte laser e disco de corte – também podem modificar o inox, transformando-o em inox ferrítico, favorecendo a oxidação.

Já a fixação do inox, utilizando-se materiais galvanizados ou em aço carbono pintado (como parafusos, porcas, arruelas, mão francesas, tirantes, prisioneiros, onde haja o contato direto com o inox) pode gerar um processo de corrosão galvânica, causada pela diferença de potencial elétrico entre os materiais. Principalmente com a ação da umidade.

Este processo desprende partículas do carbono, contaminando a área ao redor e imediatamente abaixo, o que resulta em uma camada de oxidação que causa má aparência e, com o tempo, deterioração da superfície em inox.

Para a limpeza do aço inox, recomendamos o uso do Limpa Inox Gel. Voltado para aço inoxidável da série 300, o decapante e passivante remove ferrugem, manchas e sujeira incrustada. Assim, trata-se de uma excelente ferramenta para ajudar nos processos de trabalho, tratamento e manutenção do aço inox.

Confira algumas vantagens da solução:

  • Destaca-se entre os produtos concorrentes por não conter ácido nítrico na composição, substância responsável pelo manchamento acentuado da superfície.
  • Substitui o uso de abrasivos em áreas de risco a explosões e incêndios.
  • Facilidade para aplicação, pois o gel evita escorrimento em superfícies verticais e locais com maior dificuldade de acesso.
  • Acelera o processo de passivação do aço inox, processo que devolve a camada superficial de proteção do metal
  • Restaura a aparência do inox com rapidez e baixo custo.

PRODUTOS UTILIZADOS

  • Desengraxante QUIMATIC ED SOLV

    Para limpezas mais pesadas ou que necessitem de maior rapidez de remoção. Utilizado em metais ferrosos e aço inox. Contém solventes ecológicos. Econômico – Pode ser diluído até 1:100 em água.

  • Quimatic Limpa Inox Gel

    Não escorre – Ideal para limpeza de superfícies verticais e irregulares. Destaca-se entre os produtos concorrentes por não conter ácido nítrico na composição, substância responsável pelo manchamento acentuado da superfície.