Presentes em indústrias dos mais diversos segmentos, as roscas transportadoras estão entre os equipamentos mais afetados pela corrosão, abrasão e ataques químicos. Mas uma boa notícia é que é possível aumentar a vida útil do equipamento de forma prática, eficaz e econômica, com a aplicação de revestimentos epóxi.
As resinas epóxi criam uma camada de sacrifício sobre as roscas transportadoras, permitindo que os equipamentos trabalhem melhor e por mais tempo. Assim, evita-se uma série de prejuízos causados pela falta de proteção, como: quebra prematura, paradas não programadas para reparo ou substituição de peças, e queda de produtividade.
Gostaria de saber em detalhes como funciona a proteção de roscas transportadoras com os revestimentos epóxi? Não perca este conteúdo, que abordará:
Por que as roscas transportadoras sofrem grandes desgastes?
A importância do revestimento das roscas transportadoras nas manutenções preventivas e corretivas
Como preparar roscas transportadoras para o revestimento epóxi
As resinas epóxi da Quimatic Tapmatic para o revestimento de roscas transportadoras
O que é rosca transportadora?
A rosca transportadora ou transportador helicoidal é um equipamento que utiliza uma rosca de parafuso para mover granulares sólidos ou pastosos de um ponto para outro. Entre os modelos mais utilizados estão a rosca transportadora tubular e a rosca transportadora calha. Fabricados com aço inox ou aço carbono, os equipamentos podem operar na horizontal, vertical ou em ângulo, conforme a necessidade da indústria.
Por sua extrema praticidade, as roscas transportadoras estão presentes em mineradoras, usinas sucroenergéticas, madeireiras, empresas do setor agro, indústrias de papel, químicas, entre outros segmentos.
Por que as roscas transportadoras sofrem grandes desgastes?
É bastante comum que as roscas transportadoras sejam entregues ao comprador “direto no metal”, ou seja, sem a aplicação de revestimento capaz de garantir proteção contra o desgaste. Com o uso no dia a dia, tanto a rosca helicoide quanto a calha ou tubo acabam se desgastando rapidamente devido a:
- Alta abrasividade dos materiais transportados (minérios, madeiras, grãos, etc.)
- Ataques químicos (pelos materiais e acidez da mistura)
- Corrosão causada por água, ácidos e demais líquidos
Além disso, o desgaste também pode ocorrer devido a agravantes como alta intensidade de uso, alta temperatura, sobrecarga do equipamento, etc.
A importância do revestimento das roscas transportadoras nas manutenções preventivas e corretivas
A aplicação de revestimento epóxi de alta resistência sobre as roscas transportadoras traz uma série de vantagens, entre elas:
- aumento de vida útil do equipamento e, consequentemente, aumento de produtividade
- economia (menor necessidade de comprar peças e equipamentos novos).
- manutenção programada (sem ficar refém de alto volume de quebras e de paradas não programadas, que atrasam o serviço)
- possibilidade de reaplicação da resina (como um todo ou retoques) nas paradas programadas da máquina
- aplicação a frio, que não aquece os metais e não depende de energia elétrica/equipamentos.
- aplicação no próprio local do equipamento, sem a necessidade de locomoção.
Por sua alta resistência e praticidade de aplicação, o revestimento epóxi é mais vantajoso que outras técnicas utilizadas no mercado para tentar aumentar a vida útil de máquinas e estruturas, como:
- Placas de UHMW – são difíceis de aplicar e de restaurar, com processo de instalação complicado que pode danificar a peça revestida.
- Vitrificação – tem menor resistência e menor tempo de vida útil que as resinas epóxi.
- Solda de metal duro – esquenta o metal no momento da aplicação e é menos resistente que a resina epóxi.
Como preparar as roscas transportadoras para o revestimento epóxi
Para receber o revestimento epóxi é necessário que as roscas transportadoras passem por uma preparação de superfície. Esta preparação irá descontaminar a área e criar ranhuras para que a resina fique bem ancorada no metal.
É possível preparar a superfície com auxílio de jateamento ou lixamento. A forma da aplicação da resina depende do tipo de produto que será usado. Há a possibilidade de aplicar diretamente com as mãos, com espátula ou, ainda, com pistola de pintura, dependendo do tipo de resina utilizada.
A aplicação é rápida, prática e segura. O equipamento poderá voltar à operação algumas horas após a cura indicada na ficha técnica do produto.
Vale ressaltar a importância do acompanhamento de um profissional que conheça bem as resinas e o equipamento, ou seja, o conjunto da rosca. Esse conhecimento será fundamental para evitar a aplicação de resinas em pontos desnecessários ou incompatíveis.
Com uma equipe de consultores técnicos que atende a todas as regiões do Brasil, a Quimatic Tapmatic está sempre ao lado de clientes dos mais diversos segmentos, trabalhando em conjunto para chegar à melhor solução para recuperação e proteção de roscas transportadoras.
As soluções da Quimatic Tapmatic para o revestimento de roscas transportadoras
A ampla linha de resinas epóxi da Quimatic Tapmatic é ideal para equipamentos presentes nos mais diversos segmentos industriais. Veja as principais opções:
Plasteel Diamantado – revestimento epóxi industrial reforçado com esferas inertes especiais de altíssima dureza. Confere à superfície alta resistência à abrasão (semelhante à do diamante). Ideal para roscas transportadoras que transportam material sólido ou pastoso e que sofrem desgastes por abrasão. Pode ser utilizado tanto para proteção de equipamentos novos quanto para recuperar os já desgastados. Dependendo do grau do desgaste e abrasão, pode-se optar pelo Plasteel Diamantado Espatulável.
Plasteel Cerâmico Pintável Azul – revestimento epóxi industrial resistente à corrosão e ao ataque químico. Oferece acabamento vitrificado que garante excelente lavabilidade e escoamento. Pode ser utilizado como primer, para auxiliar na ancoragem de Plasteel Diamantado, ou sobre esta resina, para o acabamento liso e vitrificado. É ideal também como proteção quando o principal problema é a corrosão em peças de aço carbono como, por exemplo, rosca, bica de alimentação e saída. Na necessidade de proteção de grau alimentício, há a opção de aplicar o revestimento atóxico Plasteel Cerâmico Pintável Branco.
Plasteel Alta Resistência Química – revestimento epóxi de alta impermeabilidade indicado para situações específicas com extrema corrosão e ataque químico. Protege as superfícies de agentes químicos agressivos (inclusive os gases), como ácido sulfúrico com concentração de até 50% em temperatura ambiente, ácido clorídrico na concentração de até 36% e ácido fosfórico com concentração até 85%. Oferece superfície vitrificada, garantindo excelente lavabilidade e escoamento.
Cases de sucesso
Acompanhe, abaixo, dois exemplos de aplicação dos revestimentos epóxi em roscas transportadoras e as vantagens alcançadas:
Cooperativa do setor agro
A cooperativa do setor agro (que armazena grãos, milho e soja, e também faz a produção de óleo) estava com problema de desgaste prematuro em roscas transportadoras que movimentam cavaco de madeira para alimentar a caldeira.
Os equipamentos são fabricados de aço carbono 1045, com 2 metros de rosca e 2,50 metros de berço). Para resolver os desgastes, a companhia preenchia as falhas com solda de metal duro, fazendo costuras. Mas os resultados não eram bons e o tempo de vida útil do equipamento com o reparo era de apenas 6 meses.
Com a aplicação das resinas Plasteel Cerâmico Pintável Azul e Plasteel Diamantado, as peças da rosca ganharam um aumento de vida útil entre 50% a 80%, o que levou a uma considerável redução de tempo de paradas para manutenção.
Fabricante de equipamentos
O fabricante de equipamentos produziu uma rosca transportadora de 6 metros com 70 pás para polpa de madeira e buscava uma proteção eficaz para a estrutura. Este tipo de equipamento costuma sofrer muita abrasão e corrosão devido ao material transportado e os produtos químicos utilizados no processo.
O fabricante de equipamentos produziu uma rosca transportadora de 6 metros com 70 pás para polpa de madeira e buscava uma proteção eficaz para a estrutura. Este tipo de equipamento costuma sofrer muita abrasão e corrosão devido ao material transportado e os produtos químicos utilizados no processo.
As pás receberam a aplicação de Plasteel Diamantado Espatulável (para resistir à abrasividade) e de Plasteel Cerâmico Pintável Azul (como forma de acabamento e proteção química). Com o uso de Plasteel, a empresa conseguiu aumentar a vida útil do equipamento em aproximadamente 40%.
Gostou do conteúdo? Com as resinas Plasteel, as roscas transportadoras irão operar por mais tempo e de maneira mais eficaz. Conte conosco se desejar esclarecer alguma dúvida ou agendar uma visita técnica.