Borracha reparadora a frio é solução prática e econômica para equipamentos industriais
De esteiras transportadoras a volutas vulcanizadas de bombas, a borracha reparadora a frio é solução para diversos equipamentos, máquinas e ferramentas industriais.
Uma boa notícia é que é possível reparar desgastes, rasgos e furos de superfícies emborrachadas por meio do emborrachamento a frio. A solução garante o reparo de forma prática, econômica e segura, sem a necessidade de longas paradas na produção, desmontagem de máquinas ou mão de obra especializada.
Para a tarefa, a Quimatic Tapmatic desenvolveu a borracha reparadora a frio Plasteel Flex 80, um composto bicomponente à base de poliuretano.
Recuperar superfícies com Plasteel Flex 80 fica muito mais em conta que investir (muitas vezes de forma prematura) na compra de peça ou equipamento novo. Outra vantagem é que por ser um produto 100% nacional fabricado pela Quimatic Tapmatic, o produto tem preço mais competitivo que similares importados atrelados à variação do dólar.
Passo a passo: Borracha reparadora a frio em caixa de sucção
Cliente da Quimatic Tapmatic, um produtor de aços inoxidáveis estava com desplacamentos na borracha de uma caixa de sucção de bomba. O equipamento foi recuperado com Plasteel Flex 80.
“O reparo com o emborrachamento a frio foi uma excelente solução. A caixa de sucção da bomba está em pleno funcionamento há vários meses e a empresa economizou bastante, pois não precisou investir em um equipamento novo”, enfatiza o consultor técnico da Quimatic Tapmatic, Alexandre Gonçalves. Veja como foi o passo a passo da aplicação:
1 – Bomba com borracha danificada é limpa com desengraxante Clean 3000 para remoção de todas as impurezas da superfície, frestas e cavidades.
2 – Foto da bomba limpa, deixando evidente as cavidades que precisam ser reparadas
3 – Aplicação de borracha reparadora a frio para preencher área danificada
4 – Voluta da bomba com o Plasteel Flex 80 já totalmente aplicado e com acabamento. O acabamento é feito com o alisamento manual da borracha antes da cura.
Conheça as 10 vantagens da borracha reparadora a frio Plasteel FLEX 80:
- É fácil de aplicar e forma uma resistente camada protetora emborrachada sobre a superfície de máquinas e equipamentos.
- Repara desgastes, rasgos e furos de borrachas com praticidade, economia e rapidez.
- Pode ser aplicado no próprio local em que está o equipamento.
- Evita gastos com desmontagem, transporte e remontagem da máquina.
- Tem alta flexibilidade e resistência a tensões de alongamento e também à abrasão.
- Conta com excelente adesão sobre metais, borracha, concreto, madeira, entre outros materiais.
- Dispensa o uso de primer.
- Não exige mão de obra especializada para aplicação.
- Fórmula em aspecto de massa, facilmente modelável em superfícies irregulares.
- Abafa ruído e absorve impacto de granulados abrasivos, pedras e cacos em contato com máquinas e equipamentos em geral.
- Garante acabamento emborrachado liso com dureza similar à borracha e excelente flexibilidade
Confira outros exemplos de recuperação de equipamentos com Plasteel Flex 80:
Correias transportadoras
Devido ao uso intenso, correias transportadoras de borracha tendem a se desgastar, rasgar ou furar. Com a aplicação de Plasteel Flex 80, os rasgos e áreas desgastadas são reparados sem a necessidade de desmontagem da esteira, tornando a manutenção muito mais rápida e econômica. Quanto maior é o custo da correia, maior é a redução de custos utilizando o reparo com Plasteel.
Peneira rotativa
Reparo em peneira rotativa por onde passa todo ouro produzido em mineradora. Plasteel Flex 80 protegeu e impermeabilizou as junções originais de arame da peneira, bem como as costuras com náilon feitas para corrigir o rasgo. O produto ajuda a evitar a corrosão e, consequentemente, o rompimentos das junções.
E sua empresa, precisa recuperar equipamentos e peças emborrachadas? Conheça mais sobre o Plasteel Flex 80.
Confira nossos outros conteúdos sobre o tema:
Quimatic Tapmatic leva à Exposibram tecnologias que otimizam a manutenção em mineradoras e aumentam a produtividade
Quimatic Tapmatic na Revista Minérios e Minerales