Você já parou para pensar no quanto as hélices de barcos de pesca se desgastam pelo contato diário com o mar, maresia e areia? A resposta é “bastante!” e, por isso, a manutenção desta peça do barco é sempre uma preocupação de empresas e profissionais da pesca.
Até então, existiam poucas alternativas para resolver o problema:
Solução 1: comprar hélices novas – uma opção bastante onerosa, devido ao alto preço de metais como o bronze.
Solução 2: recorrer aos consertos improvisados, como cortar partes de hélices antigas e soldar nos modelos em uso.
Plasteel começa a revolucionar o conserto de hélices
Pois agora, uma nova, prática e econômica alternativa para o conserto acaba de surgir com o uso das resinas de alta resistência Plasteel, da Quimatic Tapmatic. Os produtos devolvem o formato original às hélices e deixam o equipamento resistente à abrasão e corrosão em contato com a água do mar.
Para conferir esta solução na íntegra, assista à entrevista com o consultor técnico Isaías Ribeiro, responsável por este caso de sucesso:
Passo a passo para a recuperação de uma hélice com Plasteel
Vamos citar o exemplo de uma empresa de pesca de Recife (PE) que acaba de recuperar uma hélice de 1 metro de diâmetro com as resinas. Trata-se de um reparo que precisa ser muito bem feito, pois a cada vez que o barco vai ao mar e permanece dias, são gastos cerca de R$ 150 mil com a tripulação e os mantimentos. Retornar por problemas mecânicos ou de hélice é algo que não pode acontecer, para evitar um grande prejuízo.
“O grande desgaste em hélices de barcos geralmente ocorre nas bordas das paletas, devido à maior pressão com a água”, explica Isaias Ribeiro, consultor técnico da Quimatic Tapmatic, empresa que fabrica a linha de resinas Plasteel.
Para resolver o problema na hélice bastante desgastada o trabalho consistiu em:
- Tratamento de superfície completo nesta peça, com remoção de incrustações e outras sujeiras
- Aplicação de uma camada de Plasteel Cerâmico Pintável Azul como primer.
- Aplicação da resina Plasteel Diamantado Espatulável para nivelar falhas como cavidades, furos e outros desgastes, recuperando as dimensões originais da hélice.
- Para finalizar, uma nova camada Plasteel Cerâmico Pintável Azul, desta vez para proporcionar um acabamento vitrificado.
Resultado altamente prático, eficaz e econômico
Ao todo, o reparo com a linha Plasteel levou dois dias para ser concluído, incluindo o tratamento da superfície, aplicação dos produtos e a cura. Uma das vantagens do processo é que não foi preciso fazer um novo balanceamento da hélice, pois com o reparo o equipamento recuperou suas dimensões originais. Outro ponto positivo foi o custo, bastante inferior ao da compra de uma hélice nova.
O barco voltou ao mar e a hélice foi avaliada depois de alguns dias de atividade. As resinas Plasteel se demonstraram altamente resistentes e o reparo permaneceu intacto. A empresa de pesca já considera recuperar outras hélices com as resinas da Quimatic Tapmatic.
Gostaria de saber mais sobre as vantagens da linha de resinas Plasteel? Clique aqui.
Veja também outras aplicações do produto em outros segmentos de mercado:
Na TV, manutenção de bombas com redução de custos utilizando a linha Plasteel
Nova solução para a recuperação e proteção de transportadores de grãos
Confira as soluções da linha Plasteel para a manutenção em usinas de açúcar