O desengraxante industrial à base de água Quimatic ED SOLV vem garantindo a empresas de diversos segmentos uma série de benefícios na limpeza de equipamentos e de áreas industriais.
Separamos neste texto 5 exemplos reais do alto desempenho da solução frente a diversos desafios.
Os relatos comprovam que o desengraxante alcalino, biodegradável e não inflamável da Quimatic Tapmatic garante mais mais eficácia, economia e segurança que outras alternativas de desengraxe, como as que utilizam solventes derivados de petróleo e colocam as instalações industriais e a própria saúde da equipe em risco. A solução ecologicamente correta também é altamente superior a produtos concorrentes. Confira!
O alto desempenho do Desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV em 5 aplicações reais:
1 – Fim de produtos tóxicos em Mineradoras
Algumas mineradoras ainda utilizam produtos tóxicos, como querosene, óleo diesel, entre outros solventes orgânicos, para lavagem de peças, pisos e máquinas. Estes produtos são altamente inadequados para este tipo de atividade e causam uma série de males para o meio ambiente e para a saúde dos operadores.
A consultora técnica da Quimatic, Karine, iniciou um trabalho de conscientização junto a mineradoras da Bahia e vem conseguindo substituir o uso das soluções tóxicas pelo desengraxante industrial à base de água Quimatic ED SOLV.
Assista à entrevista com a nossa consultora técnica Karine para mais detalhes:
Quais foram os benefícios desta substituição?
- Maior preservação do meio ambiente (o desengraxante alcalino ED SOLV não possui metais pesados em sua fórmula, não contamina o solo e é biodegradável)
- Aumento do bem-estar dos operadores (o desengraxante à base de água possui odor leve, não ataca o sistema respiratório e não causa irritações na pele e olhos)
- Trabalho seguro (por ser um produto não-inflamável, não traz risco durante o uso).
Atraída por estes benefícios, uma das mineradoras clientes eliminou completamente o uso de produtos tóxicos e atualmente só trabalha com o desengraxante industrial à base de água na limpeza de máquinas e instalações.
Além da limpeza eficaz, sustentabilidade e maior segurança, a mineradora destaca o alto rendimento como outra das vantagens do desengraxante biodegradável Quimatic ED SOLV. Na limpeza do piso, o produto vem sendo utilizado na diluição 1:5, na de peças na proporção 1:1, e na lavagem de máquinas é usado concentrado.
2 – Desengraxe de componentes que serão jateados
O desengraxe de alguns equipamentos industriais pode se tornar um grande desafio. Em muitos casos, a limpeza deve ser extremamente rigorosa, para evitar contaminações em etapas que acontecerão logo em seguida, como o jateamento.
Especializada em manutenção industrial, um dos atuais clientes da Quimatic Tapmatic estava com dificuldades para efetuar a limpeza de tanques de petróleo.
O produto até então utilizado não removia a oleosidade completamente e acabava contaminando as esferas de granalha de aço, utilizadas na segunda etapa de limpeza desta estrutura.
Para resolver o problema, o consultor técnico da Quimatic Tapmatic, Alexandre Maia, efetuou a limpeza do tanque com o desengraxante industrial à base de água Quimatic ED SOLV.
A aplicação teve um excelente resultado, deixando o equipamento totalmente limpo e removendo toda a oleosidade. Desta forma, a etapa seguinte, de jato de areia ocorreu sem problemas, pois não havia resíduos de produtos nas paredes do tanque.
Além da eficácia, o desengraxante alcalino ED SOLV conquistou o cliente por seu aspecto ecologicamente correto, segurança e pelo alto rendimento.
Enquanto os produtos concorrentes eram aplicados concentrados no tanque e mesmo assim não resolviam o problema, o Quimatic ED SOLV foi utilizado diluído, na proporção de 1:5 (uma parte do produto para cinco de água), garantindo alto rendimento e economia. Com o resultado alcançado, a companhia vem utilizando com cada vez mais frequência o desengraxante à base de água.
3 – Substituição de desengraxante base água concorrente
Desengraxantes de baixa qualidade podem atrasar o dia a dia nas empresas, afinal perder-se tempo com a aplicação do produto e o resultado fica aquém do esperado. Uma indústria de baterias no interior de São Paulo enfrentou este problema ao utilizar desengraxante concentrado – mas mesmo assim, ineficaz – na limpeza de piso, máquinas e estruturas.
Qual a solução mais eficaz nesse tipo de limpeza?
O consultor técnico da Quimatic Tapmatic, Mauro Reis, sugeriu à empresa testar o desengraxante alcalino Quimatic ED SOLV. Diluído na proporção 1:10, o produto garantiu um resultado bem superior ao do produto concorrente.
O fato do ED SOLV ser ecológico, biodegradável e notificado na Anvisa foi outro ponto determinante para a permanência do desengraxante no cliente.
4 – Limpeza de placas de sinalização em rodovias de concessionárias
Como forma de conciliar respeito ao meio ambiente e economia, concessionárias responsáveis pela manutenção de rodovias estão trocando o uso de solventes agressivos à natureza (querosene, gasolina, aguarrás, hidrocarbonetos, entre outros) por desengraxantes alcalinos, ou seja, à base d’água. As soluções são utilizadas na limpeza de placas de sinalização e guard rails, como são conhecidas as cercas metálicas de proteção lateral das pistas.
A substituição de solventes por desengraxantes alcalinos à base d’água evita que a vegetação e o solo próximos às cercas e placas sejam contaminados no momento da aplicação, pois não contêm metais pesados em sua formulação e são biodegradáveis, ou seja, se decompõem de forma natural.
Vale lembrar que além de causar danos à natureza, o uso de solventes também faz mal aos trabalhadores que aplicam os produtos, aos ocupantes dos automóveis que trafegam pelo local no momento da aplicação, e também aos animais. As soluções à base de petróleo oferecem ainda risco de incêndio e explosão durante a utilização e estocagem.
5 – Combate ao querosene em empresa de forjaria e usinagem
Altamente perigoso para uso em ambientes industriais, o querosene ainda é utilizado em algumas empresas para o desengraxe de peças e máquinas.
Uma indústria de forjaria e usinagem do interior de São Paulo utilizava o material na limpeza de máquinas e, naturalmente, não estava obtendo bons resultados.
Além dos fatores de risco óbvios – como o fato da solução ser inflamável e fazer mal ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores – o querosene também deixava a sujeira suspensa no ar da fábrica, o que acabava sujando as máquinas novamente.
A empresa resolveu testar, então, o desengraxante biodegradável Quimatic ED SOLV para trabalhar de forma mais sustentável e resolver o problema. O consultor técnico da Quimatic Tapmatic, Mauro Reis, indicou o uso do produto na diluição 1:10 para a limpeza de máquinas e pisos.
O resultado foi tão positivo que o cliente dobrou a diluição e hoje trabalha na proporção 1:20. A diretoria e os operadores estão satisfeitos com a performance do desengraxante industrial à base de água Quimatic ED Solv por ser um produto ecológico, biodegradável, eficaz e antiestático, ou seja, que não atrai poeira.
Sobre o desengraxante alcalino Quimatic ED SOLV
O Desengraxante Quimatic ED SOLV foi desenvolvido para indústrias preocupadas com a segurança do trabalho e meio ambiente, mas que também prezam por desempenho e economia, sendo assim o desengraxante mais completo do mercado para limpeza industrial de peças, máquinas, motores, estruturas metálicas e pisos.