Você sabia que o desengraxante dielétrico é o produto mais seguro para a limpeza e desengraxe de equipamentos durante a manutenção elétrica industrial?
A solução tem alta rigidez dielétrica – portanto não conduz corrente elétrica – e não é inflamável (não propaga fogo). Desta forma, contribui para uma maior vida útil dos equipamentos e para maior segurança da equipe no local do trabalho.
Neste post iremos explicar as principais vantagens dos desengraxantes dielétricos. O produto oferece muito mais benefícios do que a maioria dos profissionais imagina. Ficou curioso? Vamos começar pelo início…
O que é desengraxante dielétrico e como ele atua?
Desengraxante dielétrico é um desengraxante não inflamável e com alta rigidez dielétrica. Como não propaga chamas e não conduz corrente elétrica, a solução evita o risco de curtos-circuitos, queima de motor, fogo ou explosão quando as máquinas são ligadas novamente à rede elétrica após o desengraxe (mesmo se ainda houver resíduos do desengraxante no interior da máquina).
A mesma segurança não acontece se forem utilizados outros tipos de desengraxantes, como os à base de solventes inflamáveis ou à base de água (vale lembrar que a água é uma grande condutora de eletricidade).
No caso de desengraxante industrial comum, se houver algum resíduo do produto na hora de ligar novamente a máquina à energia elétrica, há grandes chances de curtos-circuitos e acidentes.
Além da alta rigidez dielétrica e da não-inflamabilidade, outras vantagens do desengraxante dielétrico são:
-
- Economia de tempo para as indústrias
-
- Alto poder de desengraxe
-
- Fórmula ecologicamente correta e biodegradável
-
- Adequação às normas ISO 14001, NR15, NR16 e NR20
-
- Não agressão a plásticos, borrachas e vernizes
-
- Não prejudica o isolamento elétrico das máquinas
-
- Fácil penetração em locais de difícil acesso
-
- Repele água e umidade
- Não afeta o isolamento elétrico das máquinas.
A seguir, iremos falar um pouco mais destas características:
Economia de tempo para as indústrias
Com o Desengraxante Dielétrico, as indústrias economizam tempo. Por não propagar chamas e não conduzir eletricidade, a solução dispensa enxágue e secagem em estufa para remoção de resíduos no interior das máquinas. Assim, os equipamentos podem voltar a ser utilizados com mais rapidez após o desengraxe.
A situação é bem diferente quando se usa desengraxantes convencionais ou até mesmo materiais já proibidos nas indústrias sustentáveis, como é o caso da benzina.
Por serem inflamáveis e contarem com baixa rigidez dielétrica (ou seja, conduzem facilmente eletricidade), estes produtos requerem enxágue após o uso e uma longa espera para a reutilização do equipamento. Para diminuir este tempo, muitas empresas recorrem a estufas para acelerar a secagem, onerando ainda mais o processo.
Desengraxante dielétrico tem alto poder de desengraxe
Desengraxantes dielétricos produzidos por boas indústrias químicas têm alto poder de limpeza e desengraxe, removendo com facilidade óleo, graxa e outras impurezas. Este tipo de desengraxante possui na fórmula solventes vegetais e aditivos que aumentam o poder de desengraxe e limpeza.
Fórmula ecologicamente correta e biodegradável
O desengraxante dielétrico é ecologicamente correto e biodegradável, ou seja, além de não oferecer riscos à saúde dos usuários, a solução se decompõe na natureza sem fazer mal ao meio ambiente. Os produtos não possuem metais pesados em sua fórmula e atendem a diversas normas técnicas.
Adequação às normas técnicas
Por ser ecologicamente correto, não inflamável e contar com alta rigidez dielétrica , os desengraxantes dielétricos atendem a diversas normas elaboradas para tornar o trabalho na indústria mais seguro. As normas atendidas são:
-
- ISO 14001 (meio ambiente)
-
- NR15 (insalubridade
-
- NR16 (atividades e operações perigosas)
- NR20 (inflamabilidade).
Alta penetração em locais de difícil acesso
Para garantir uma limpeza eficaz dos equipamentos, os desengraxantes dielétricos têm alto poder de penetração. O produto alcança com facilidade fendas e áreas de difícil acesso, removendo sujeiras incrustadas também nestes locais.
Não agressão às partes plásticas e ao isolamento elétrico
Um desengraxante dielétrico de qualidade não agride partes plásticas dos componentes elétricos e, portanto, não prejudica o isolamento elétrico dos motores após o desengraxe.
O produto também não ataca a proteção natural das máquinas, ou seja, tinta ou verniz. Assim, o isolamento elétrico do equipamento se mantém elevado após a limpeza (o que não acontece quando se utiliza desengraxantes comuns).
O resultado são equipamentos com melhor funcionamento (já que os componentes elétricos estão limpos e funcionam de maneira mais eficaz) e mais seguros (a corrente elétrica não “escapa” para o restante da máquina, e assim evita-se o risco de choques elétricos e acidentes).
Onde utilizar o desengraxante dielétrico?
Os desengraxantes dielétricos trazem mais segurança às instalações elétricas industriais e tornam mais prático o dia a dia dos prestadores de serviços de manutenção de equipamentos. O produto também é ideal para uso pelos profissionais de indústrias onde há grande concentração de equipamentos elétricos, como mineradoras, hidrelétricas, usinas de álcool e açúcar, entre outras.
A solução garante a limpeza e desengraxe eficaz de motores, bobinas, catracas, aceleradores, alternadores, circuitos, centrais elétricas, tomadas, interruptores, painéis, caixas, relés, fusíveis, disjuntores, placas, barramentos, chaves selecionadoras, boca de lâmpadas, entre outros.
Novo desengraxante dielétrico
Com objetivo de garantir total segurança e eficácia no desengraxe de componentes elétricos na indústria, a Quimatic Tapmatic acaba de lançar o Desengraxante Dielétrico Quimatic.
Ecologicamente correto e não inflamável, o produto destaca-se pela alta resistência dielétrica, de 24 kV. A rigidez dielétrica oferecida pela solução é praticamente o dobro do necessário, já que cerca de 90% das máquinas nas indústrias operam em tensão de até 12 kV.
O desengraxante dielétrico da Quimatic Tapmatic também conta com o exclusivo aditivo “Força Cítrica”, que acelera e potencializa o desengraxe. Outro diferencial é sua alta capacidade de penetração, que facilita a remoção até mesmo das sujeiras mais incrustadas e de difícil acesso.
Ao final do desengraxe, o produto deixa uma película protetora sobre a superfície. A película ajuda a repelir a água e umidade e aumenta a proteção das máquinas contra a oxidação.
Disponível em embalagens metálicas de 5, 20 e 200 litros, o Desengraxante Dielétrico Quimatic é prático, pois já vem pronto para uso, e pode ser usado por imersão ou aplicado com pincel ou pano umedecido. Clique e conheça mais sobre o produto: