Programada para julho de 2019, uma nova fase do eSocial tornará ainda mais importante para as indústrias o uso de produtos ecologicamente corretos, como é o caso do desengraxante à base de água, que é biodegradável e não inflamável.

Neste texto iremos falar sobre:

  •  eSocial
  • número de acidentes de trabalho no Brasil
  • vantagens e segurança dos desengraxantes alcalinos.

E sua empresa, já está se programando para enviar dados de segurança e de saúde do trabalhador para o eSocial?

eSocial  e o desengraxante à base de água

O eSocial permite que as empresas utilizem um só sistema para enviar suas informações para o Ministério do Trabalho, o INSS e a Receita Federal.  

Em julho de 2019, entrará em vigor uma nova etapa de implantação do eSocial. Desta vez, empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões começarão a informar pelo sistema todos os dados relativos à segurança e saúde do trabalhador. A partir de janeiro de 2020, a regra valerá para todas as demais empresas.

Veja o calendário do e-Social:

Será preciso informar ao eSocial, por exemplo, se os funcionários têm contato com substâncias químicas insalubres.  O controle, portanto, é mais um motivo para que as empresas se comprometam com a segurança no local de trabalho.

O sistema lista 800 substâncias químicas insalubres que devem ser evitadas pelas empresas. Estão lá, por exemplo, querosene, thinner e benzina. Ainda que de forma indevida, estes produtos são utilizados até hoje em trabalhos de desengraxe.

Vale lembrar que a melhor alternativa para a limpeza industrial e desengraxe de equipamentos e máquinas são os desengraxantes à base de água. O motivo é que os desengraxantes biodegradáveis e não inflamáveis são os únicos que atendem às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. Entre elas, por exemplo, estão a NR-15, NR-16 e NR-20. Respectivamente, as normas tratam de insalubridade, atividades e operações perigosas, e inflamabilidade de produtos.

Soluções ecologicamente corretas são fundamentais para ajudar a diminuir o número de acidentes de trabalho no Brasil. Entretanto,  quando o assunto é segurança no trabalho, nosso país ainda se destaca de forma negativa no ranking mundial. Como veremos a seguir.

Acidentes de trabalho no Brasil

De acordo com o Ministério do Trabalho, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrências de acidentes de trabalho. Ficamos atrás apenas da China, Índia e Indonésia.

Em 2017 – ano mais recente coberto pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT 2017) – foram registrados 549.405 acidentes de trabalho em todo o país.

Nem tudo está perdido. Uma boa notícia é que acidentes e mortes de trabalhadores causados por agentes químicos (como gases, vapores e poeiras) diminuíram nos últimos cinco anos no Brasil. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Entre 2012 e 2017, a quantidade de acidentes nesta categoria caiu de 77.312 para 57.490 (redução de 25,6%). No mesmo período, as mortes registraram queda de 138 para 90 (-34,8%).

Apesar da retração, o número de acidentes de trabalho no Brasil continua elevado.  Portanto, o eSocial tem um importante papel para ajudar a mudar este quadro. Além de contribuir para um monitoramento mais eficaz das empresas, a iniciativa certamente levará ao desenvolvimento de uma indústria nacional mais sustentável e segura.   

Por que o desengraxante à base de água é mais seguro e vantajoso?

Ideal para uso nas indústrias por ser ecologicamente correto, o desengraxante à base de água garante uma limpeza eficaz, segura e vantajosa de máquinas, equipamentos e do ambiente industrial.

Entre outras vantagens, o desengraxante à base de água é:

    • biodegradável
    • não Inflamável
    • tem alto rendimento
  • e não coloca em risco a saúde do usuário.

A seguir, falamos de forma detalhada de cada uma destas características:

Biodegradável

Desengraxantes à base de água são biodegradáveis. Portanto, se desintegram na natureza sem causar danos ao meio ambiente. Os produtos não contêm solventes nocivos ou metais pesados em sua fórmula. Por serem amigáveis ao meio ambiente, são indicados inclusive para uso em indústrias alimentícias e frigoríficos.

Não Inflamável

Os desengraxantes à base de água não são inflamáveis, assim, não propagam faíscas e não pegam fogo.  Também não colocam em risco a segurança nas indústrias. Por outro lado, há quem ainda utilize desengraxantes à base de solventes. Entre eles hidrocarbonetos, naftas, gasolina e querosene. Estes produtos colocam em risco não só o as instalações industriais, como a vida dos colaboradores.

Alto rendimento

Ao contrário dos desengraxantes à base de solventes, o desengraxante alcalino pode ser diluído. Isso garante uma ótima relação de custo-benefício. Um litro de desengraxante à base de água pode render até 100 litros com a diluição.  Outra vantagem é a possibilidade de reutilizar diversas vezes a solução. Para isso, graxa, óleo e sujeiras que estiverem na superfície (separados por flotação) devem ser retirados. A diluição e o reaproveitamento do desengraxante à base de água proporcionam uma grande economia às indústrias.

Não faz mal ao usuário

Por ter uma fórmula ecologicamente correta, o desengraxante à base de água não oferece perigo à saúde do usuário. Ao contrário dos desengraxantes à base de solventes, o produto não irrita a pele do operador, não tem cheiro forte e não possui solventes que irritam os olhos durante a evaporação.

Como escolher um desengraxante à base de água de qualidade

Para alcançar um alto nível de segurança e enviar pelo eSocial um quadro sustentável e positivo, é importante que as indústrias saibam escolher bem as soluções e tecnologias utilizadas.

No caso dos desengraxantes à base de água, é indicado que os produtos tenham:

  • laudos de baixa toxicidade e de biodegradabilidade
  • certificação de qualidade internacional
  • notificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Quer conhecer mais sobre desengraxantes à base de água? A fabricante de especialidades Quimatic Tapmatic possui uma linha completa de produtos.

Há uma solução adequada para cada necessidade:

  • Quimatic ED SOLV, para desengraxe pesado,
  • Quimatic ED BIO, que atende empresas com sistema de gerenciamento SMS,
  • Quimatic ED LAV, para desengraxe em lavadoras automáticas industriais de lavagem de peças,
  • e o lançamento, Desengraxante Dielétrico Quimatic, para manutenção elétrica industrial.

Confira a linha completa aqui.