Urina de cachorro no portão é fonte certa de prejuízo: corrosão, ferrugem e necessidade de troca – muitas vezes prematura – de toda a peça.
A boa notícia é que os portões – e também grades, portas, janelas e demais estruturas de ferro e aço – podem ser protegidos com a Galvanização a Frio, fácil de aplicar em casa com pincel, rolo ou na versão aerossol.
Bem mais eficaz do que utilizar apenas tinta para portão (tintas convencionais se desgastam com a acidez da urina e tendem a se romper, deixando o metal exposto à ferrugem), a camada protetora de galvanização a frio é altamente resistente à urina de cachorro e tem vida útil de pelo menos 5 anos.
Para a proteção contra corrosão, a Quimatic Tapmatic desenvolveu o galvanizador instantâneo a frio CRZ, com elevado índice de metal galvânico (principalmente o zinco) em sua composição.
Confira as principais vantagens da galvanização a frio com CRZ:
- A galvanização a frio funciona como uma proteção anticorrosiva altamente resistente para as estruturas metálicas
- CRZ adere aos poros do metal por meio de uma troca de elétrons e conta com a tecnologia “Lectrol”, exclusiva da Quimatic Tapmatic, que ativa a proteção catódica contra a ferrugem.
- O produto resiste a temperaturas de -50°C a 250°C contínuos com picos de até 400°C.
- Fácil de aplicar com pincel, rolo, pistola ou spray, CRZ resiste à corrosão por urina, sangue, maresia e chuva.
- Além do uso em portões expostos à urina de cachorro, CRZ é indicado para proteger metais ao ar livre, enterrados em jardins ou até mesmo sob a água.
- Ideal também para reparos em falhas da galvanização a quente e cordões de solda. Oferece a praticidade da aplicação no local sem necessidade de transporte das peças.
- CRZ foi aprovado em teste de mais de 1000 horas em câmara de névoa salina (salt-spray) – o equivalente a 5 anos de proteção contra a formação de ferrugem e corrosão (dependendo das condições de intempéries).
O galvanizador a frio da Quimatic Tapmatic está disponível em embalagens metálicas de 225 ml, 900 ml, 3,6 litros, 18 litros e lata aerossol de 300 ml.
Veja passo a passo como proteger o portão contra urina de cachorro:
1 – Remova toda a tinta e/ou ferrugem da peça para que a galvanização a frio tenha contato direto com o ferro ou aço;
2 – Aplique a 1ª demão de CRZ e espere secar por 12 horas; (Dica: É possível economizar, aplicando o produto apenas na parte inferior do portão, onde de fato há contato com urina)
3 – Aplique a 2ª demão de CRZ e aguarde por mais 24 horas;
4 – Se desejar, pintar com tinta PU, epóxi ou esmalte sintético.
Vídeo de aplicação do CRZ – Galvanização a Frio:
Fale com o técnico Onde ComprarVamos saber mais? Conheça as principais dúvidas dos clientes sobre galvanização com CRZ
O que é a galvanização?
A galvanização é uma técnica que protege superfícies metálicas de ferro e aço da corrosão. Para resistir aos efeitos da corrosão, os metais ferrosos geralmente recebem uma camada de galvanização a quente no momento em que são produzidos. O problema é que com o passar do tempo, associado à intempérie, ao desgaste natural, ou mesmo o contato com urina ou sangue de animais, os metais perdem parcialmente ou totalmente esta camada protetora, que precisa ser refeita.
Como repor a proteção galvânica do metal?
Para devolver a proteção galvânica do metal, a galvanização a frio é a melhor opção. Pois, ao contrário da galvanização a quente, que exige uma série de condições (novo banho em temperatura acima de 450°C para a fusão do zinco, desmontagem e transporte da estrutura, mão de obra especializada), a galvanização a frio pode ser aplicada com praticidade no próprio local em que se encontra a peça/estrutura metálica.
A galvanização a frio oferece a mesma resistência que a quente?
Sim. Da mesma forma que a galvanização a quente, a camada protetora da galvanização a frio resiste a temperaturas extremas. CRZ, por exemplo, resiste a temperaturas de -50°C a 250°C contínuos, com picos de até 400°C, e foi aprovado em teste de mais de 1.200 horas em câmara de névoa salina (salt-spray). Isso equivale a uma vida útil de ao menos 5 anos, mesmo em condições extremas.
Onde aplicar a galvanização a frio?
A solução é ideal para uso de forma localizada, na forma de reparos, e para aplicação em peças inteiras. Vale lembrar que sempre que o metal é trabalhado em operações como corte, furo, solda e dobras, a galvanização nestes locais precisa ser refeita. CRZ garante proteção tanto a estruturas metálicas que ficam ao ar livre, como para as enterradas ou até mesmo submersas.
Qual diferença entre tinta convencional e galvanização a frio?
Ao contrário da tinta convencional, que protege o metal através de barreira simples e, se rompida, permite que a corrosão se alastre mesmo sob a pintura, a galvanização garante uma proteção mais duradoura aos metais.
CRZ, por exemplo, contém elevado índice de metal galvânico em sua composição e tecnologia exclusiva “Lectrol”, que ativa a proteção catódica contra a ferrugem. O produto penetra na porosidade da superfície metálica, aumentando ainda mais a resistência à corrosão.
A aplicação de CRZ precisa ser feita por profissional?
Não. A galvanização a frio com CRZ não exige mão de obra especializada, e é fácil de aplicar com pincel, rolo ou lata aerossol.
Quantas demãos do produto são necessárias?
Os metais devem receber ao menos duas demãos de galvanização a frio com CRZ para ficarem protegidos da corrosão.
Após a galvanização com CRZ, a pintura é obrigatória?
A pintura é opcional após a secagem de CRZ. Se o usuário desejar, a estrutura pode ser pintada com tintas à base de solvente, entre elas poliuretano, epóxi ou esmalte sintético. Nunca devem ser utilizadas tintas à base de água.
Outra opção é substituir a galvanização a frio com CRZ pelo uso de Galvalum, também da Quimatic Tapmatic. Este produto oferece as mesmas vantagens que o CRZ, com a diferença de deixar um acabamento aluminizado sobre as peças.
Em que embalagens encontro CRZ?
O produto está disponível em embalagens metálicas de 225 ml, 900 ml, 3,6 litros, 18 litros e latas em aerossol de 300 ml.
Para mais informações sobre a solução da Quimatic Tapmatic para a galvanização a frio, acesse: www.quimatic.com.br/produtos/anticorrosivos/crz/
NA MÍDIA! Confira os principais veículos que publicaram esta matéria:
Jornal do Pintor
https://pdf.magtab.com/reader/jornal-do-pintor/19602#page/6
Home Decore
http://www.homedecore.com.br/saiba-como-proteger-o-portao-da-urina-de-cachorro/
Portal Metálica
http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php?id_pag=88&id_jornal=6467&id_noticia=11929
Portal do locador
https://www.portaldolocador.com.br/noticias/?noticia_id=16835&idGN=0&qtdNot=0
Negócios em Foco
https://www.negociosemfoco.com/news/?releaseid=1312740
The News Connection
http://thenewsconnection.com.br/2018/09/05/saiba-como-proteger-o-portao-da-urina-de-cachorro/
JorNow
http://www.jornow.com.br/jornow/noticia.php?emp=4798&num_release=213834
Simproquim
http://www.sinproquim.org.br/noticia/858
Gazeta da Semana
https://gazetadasemana.com.br/noticia/18451/saiba-como-proteger-o-portao-da-urina-de-cachorro
O Resumo da Moda
https://www.oresumodamoda.com/2018/09/decoracao-como-proteger-o-portao-da.html
Blog Joana Darc
http://www.dark-joana.com.br/2018/09/saiba-como-proteger-o-portao-da-urina.html