Parceira há quase 30 anos do SENAI em ações que colaboram com o desenvolvimento da indústria, a Quimatic Tapmatic participou no dia 15 de agosto do workshop “A MRO em atividades da Manutenção”, promovido pelo SENAI Frederico Jacob, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo.
O evento, que também contou a participação de marcas como Dynabrade, Gedore, Henkel e Saint-Gobain, apresentou soluções de MRO para cerca de 40 profissionais da indústria da região convidados pelo Senai.
“Devido ao ritmo acelerado do dia a dia, os trabalhadores da indústria nem sempre têm tempo e oportunidade para se manterem atualizados sobre novidades do mercado que podem aumentar a produtividade, economia e qualidade dos serviços”, enfatiza João Carlos Coppe, coordenador técnico do Senai Frederico Jacob. “O Workshop de MRO tem a proposta de ajudar a preencher esta lacuna.”
Resinas Plasteel apresentadas como solução para MRO
O SENAI e as empresas palestrantes trouxeram para o evento um conteúdo dinâmico e pautado nas atuais necessidades da indústria.
A Quimatic Tapmatic decidiu em conjunto com os coordenadores do Senai qual seria o principal tema de sua participação. Entre as várias soluções da empresa para o segmento industrial – como fluidos de corte, óleo solúvel e desengraxantes – a escolha para o workshop recaiu sobre as vantagens das resinas epóxi de alta resistência Plasteel, voltadas para a proteção e recuperação de equipamentos na indústria.
Case de aplicação da resina epóxi Plasteel em bombas industriais
Na palestra teórica, a Quimatic Tapmatic apresentou o case de bombas centrífugas recuperadas com o revestimento. Enquanto a compra de uma bomba nova não sai por menos de R$ 13 mil – logo a troca eleva bastante os custos da indústria – o reparo com Plasteel custa 80% menos, cerca de R$ 3,5 mil, e garante total funcionalidade e longa vida útil ao equipamento. Confira o artigo com mais detalhes sobre redução de custos na manutenção de bombas com a linha Plasteel
Peças desenvolvidas especialmente para o evento
Após a parte teórica, os profissionais das indústrias foram convidados a visitar as bancadas de cada empresa para conhecer as soluções na prática.
Visando tornar seu espaço mais dinâmico e ilustrativo, a Quimatic Tapmatic desenvolveu peças especialmente para o evento. Entre elas, uma bomba em miniatura com vista de corte que permite visualizar a aplicação das resinas Plasteel e um dispositivo que simula vazamento para demonstrar a aplicação da bandagem Taperepair em tubulações. Estas criações serão disponibilizadas de forma permanente para uso nos cursos do SENAI.
Resultados positivos
O evento de MRO no Senai Frederico Jacob foi muito bem recebido pelos profissionais da indústria.
“Percebemos que o formato agradou aos visitantes por trazer exemplos reais de como aumentar a eficácia na manutenção industrial. O objetivo é continuar promovendo este tipo de encontro, onde todos os lados envolvidos ganham com a troca de experiência e conhecimento”, conclui Carlos Alberto Gomes, diretor do Senai Frederico Jacob.
Marcelo Françoso, gerente comercial da Quimatic Tapmatic, destaca a importância do contato com os profissionais da indústria durante o workshop. “Este tipo de encontro é ideal para conhecer as dúvidas das equipes de manutenção e apresentar no ato sugestões para resolver estas situações”, enfatiza.
Com satisfação, a Quimatic Tapmatic inclui o workshop em sua longa lista de ações bem-sucedidas promovidas em parceria com as escolas Senai desde 1989. “Nesta parceria de quase 30 anos, estimamos já ter colaborado com a formação de mais de 2 mil alunos que hoje estão no mercado de trabalho e impulsionam a qualidade da indústria brasileira”, enfatiza Walter Strebinger, diretor da Quimatic Tapmatic.
30 anos de ações conjuntas entre SENAI e QUIMATIC TAPMATIC
[huge_it_gallery id=”14″]
A contribuição da Quimatic Tapmatic com o Senai acontece através da realização de palestras técnicas, apresentação de produtos e cases que ajudam a preparar os alunos para os desafios reais que encontrarão nos seus futuros postos de trabalho.
Uma equipe de aproximadamente 20 consultores técnicos da empresa visita constantemente cerca de 30 unidades do Senai em vários estados brasileiros. Nesses locais são ministrados cursos nas áreas de mecânica de usinagem, manutenção industrial, ferramentaria de moldes para plásticos, ferramentaria de corte dobra e repuxo, entre outros compatíveis com o atendimento da Quimatic Tapmatic.
Entre os produtos apresentados detalhadamente aos alunos estão fluidos de corte e óleos solúveis para usinagem, desengraxantes industriais, anticorrosivos, limpadores e lubrificantes de contatos elétricos e várias outras soluções indispensáveis para o máximo de eficiência nas atividades industriais. Os estudantes também recebem instruções sobre segurança no trabalho, otimização de custos, descarte correto de materiais e respeito ao meio ambiente.
“Com uma formação sólida, os alunos do Senai tornam-se profissionais altamente qualificados, que há décadas vêm ajudando a indústria brasileira a alcançar excelência em suas atividades”, conclui o diretor da Quimatic Tapmatic. “Nos sentimos orgulhosos em fazer parte desta jornada.”