Com a proximidade do período de férias coletivas, as indústrias precisam tomar alguns cuidados para preservar o óleo solúvel no reservatório das máquinas.
Vale lembrar que o fluido minimiza o atrito e o calor gerados nos processos de usinagem e corte de metais, e por isso manter a solução nas condições ideais é extremamente importante.
“Quando a emulsão fica parada ou sem a devida reposição de concentrado, como ocorre nas férias coletivas, o risco de contaminação aumenta, o que pode trazer prejuízos para a empresa na volta ao trabalho”, enfatiza Marcos Pacheco, químico da fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic.
O profissional explica que cuidados simples irão garantir a qualidade do óleo solúvel no intervalo das atividades. “Antes do início das férias coletivas, é recomendável que as indústrias avaliem o estado atual do óleo, através da determinação do pH (potencial de hidrogênio) da solução. Em alguns casos, uma simples manutenção com dose extra de alcalinizante e preservante será o suficiente para manter as propriedades corretas até a data de retorno”, explica Pacheco.
Na volta das férias coletivas, os cuidados devem prosseguir, com uma nova checagem dos níveis da solução. Estes cuidados consistem verificar de novo o pH, além de conferir a taxa de diluição (Brix), remover o tramp oil e, eventualmente, corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio.
Vale lembrar que os benefícios proporcionados pelo óleo solúvel de qualidade e bem conservado são inúmeros. O produto minimiza o desgaste excessivo de ferramentas; evita que as peças apresentem acabamento inadequado, alterações dimensionais ou cores indesejadas (devido à queima); e também reduz a vibração, o ruído exagerado e os danos na máquina ao evitar atrito e calor excessivos. Outra função importante é ajudar na expulsão dos cavacos na operação.
Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle onde é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução.
Para baixar a ficha, acesse: www.quimatic.com.br/ficha-de-controle-oleo-soluvel.php
Conheça a Linha de Óleos Solúveis da Quimatic:
ME 1 – Óleo Solúvel Semissintético Ecológico
- Para usinagem de metais em geral em máquinas operatrizes, inclusive CNCs.
- Maior lubricidade – lubricidade similar a de óleo solúvel mineral convencional, porém com vida útil muito mais prolongada.
- Não ataca componentes das máquinas operatrizes e as peças usinadas.
ME – 100 ALUM Óleo Solúvel Semissintético Ecológico
- Para usinagem de alumínio e suas ligas. Não mancha as peças.
- Excelente refrigeração e acabamento – permite maior velocidade de usinagem.
- Econômico, permite maior taxa de diluição sem afetar o desempenho.
ME 2 – Óleo Solúvel Sintético e Ecológico
- Óleo solúvel sintético para usinagem de metais em geral.
- Oferece vida útil superior à dos óleos solúveis semissintéticos e convencionais.
- Emulsão translúcida – facilita a visualização da operação.
ME 3 – Óleo Solúvel Sintético de Base Vegetal
- Lubrificante oriundo de fontes renováveis para usinagem em geral.
- Econômico – melhor relação custo benefício – vida útil maior do que a de outros produtos similares do mercado.
- Ecológico – Ideal para empresas que trabalham com gestão SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde).