Como resolver o problema de produto ou matéria-prima que emplaca nas paredes dos equipamentos e dificulta etapas do processo produtivo? Uma importante indústria de fertilizantes do sul do país encontrou a resposta e hoje, além de reduzir bastante as paradas para manutenção, tem a perspectiva de duplicar a vida útil de suas máquinas e equipamentos.
Vamos entender de forma um pouco mais detalhada a situação?
Problema: riscos para máquinas, operadores e perda de produtividade
Durante a produção e ensacamento de fertilizante, a indústria de fertilizantes enfrentava o problema de acúmulo de produtos em cantos e paredes de equipamentos como Cilindro Misturador e Funil Dosador. Com isso, havia dificuldade de escoamento da produção, corrosão nas máquinas e muita paradas para manutenção.
Para forçar o produto a se soltar da parede e escoar, a empresa recorria a uma tática arriscada: marretadas na parte externa das máquinas. Não é nem preciso dizer o quanto o procedimento colocava em risco os equipamentos e a saúde dos próprios operadores, que corriam o risco de se machucar fazendo este trabalho.
Qual foi a solução?
A indústria de fertilizantes resolveu o problema ao revestir o interior das máquinas com as resinas epóxi Plasteel, da Quimatic Tapmatic. O revestimento criou uma superfície mais lisa (portanto com melhor escoamento de produtos) e resistente aos ataques químicos das substâncias presentes nos fertilizantes.
Veja as vantagens do uso de Plasteel no quadro comparativo:
Sem Plasteel
Baixa vida útil de máquinas e equipamentos
Alto emplacamento e baixo escoamento do fertilizante
Paradas para tentar desplacar o produto das superfícies
Risco de acidentes e quebra de equipamentos com marretadas
Alto custo com compra de peças e máquinas novas
Com Plasteel
Maior vida útil para máquinas e equipamentos
Superfície lisa, que dificulta o emplacamento e favorece o escoamento
Maior produtividade, pois máquinas param menos
Método seguro, que não oferece riscos às máquinas ou ao operador
Baixo custo de manutenção e menor necessidade de comprar máquinas novas
Agora a vída útil dos equipamentos será muito maior
Com o uso de Plasteel, a vida útil dos equipamentos tende a, ao menos, duplicar. Até então as máquinas na indústria de fertilizantes paravam a cada ano para reparos e trocas de peças. Com Plasteel, estas paradas agora só devem acontecer a cada 2 ou até 3 anos, com a vantagem do revestimento poder ser reaplicado, quando for necessário. Ou seja, maior produtividade e menor gasto com peças e máquinas novas.
Conclusão:
“Com a aplicação de Plasteel, o Cilindro Misturador e o Funil Dosador da indústria de fertilizantes hoje funcionam de forma muito mais segura e eficaz”, ressalta Charles Costa, consultor técnico da Quimatic Tapmatic que supervisionou o trabalho na indústria de fertilizantes. “A empresa hoje gasta menos com manutenção, com a compra de peças e equipamentos novos, e também ganhou mais tempo de produção durante a mistura e envasamento dos fertilizantes.”
E você, ficou curioso sobre os benefícios que as resinas Plasteel podem trazer para sua empresa? Clique aqui e conheça mais a solução.
Leia também nossos outros artigos sobre o uso das resinas epóxi Plasteel:
Indústria encontra nova alternativa para aumentar vida útil de máquinas e equipamentos
Na TV! Manutenção de bombas com redução de custos utilizando Plasteel