O Brasil deve fechar 2019 com uma produção recorde de grãos: 245,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,6% em relação à safra do ano passado, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Imagine agora o atrito e desgaste que o processamento e transporte destes grãos causam nos equipamentos. São milhares de máquinas e estruturas metálicas colocadas a cada dia em manutenção, com furos e perda de dimensões.

Para resolver estes problemas, o uso de resinas de alto desempenho Plasteel trouxe uma solução inovadora para manter a produção por muito mais tempo.

Cerealista de Santa Catarina recupera Rosca Transportadora com Plasteel

Este é o caso de uma empresa  cerealista que produz arroz em Santa Catarina. Uma das roscas transportadoras estava com helicoides bastante desgastados devido ao atrito diário com toneladas de arroz com casca.

“O desgaste levava a paradas frequentes e as manutenções empregadas até então pela empresa não estavam funcionando”, explica Marlon Quandt, consultor técnico da Quimatic Tapmatic na região.

A solução foi jatear o equipamento e aplicar o revestimento Plasteel Cerâmico Pintável Azul, como primer, e Plasteel Diamantado como camada protetora de alta resistência à abrasão sobre o equipamento.

Colocado para trabalhar após a cura dos produtos, o equipamento ganhou aumento de vida útil de 30%, ou seja, hoje requer menos paradas para manutenção ao longo do ano e produz mais.

Outra vantagem é que o revestimento Plasteel pode sempre ser reaplicado com facilidade no período necessário e também permite retoques somente nos pontos críticos.

Além de roscas transportadoras, Plasteel é ideal para aplicação em diversos outros equipamentos utilizados por empresas cerealistas, como bicos ensacadores, curvas, silos, entre outras estruturas.

Porque os revestimentos Plasteel funcionam

A linha Plasteel é composta por resinas bi-componentes à base de epóxi ou PU que contam com cargas especiais para recuperação e proteção de máquinas e equipamentos expostos a situações de corrosão, ataque químico e abrasão.

A recuperação e preservação de equipamentos com os revestimentos vem se mostrando mais vantajosa que outras técnicas, como:

  • Placas de UHMW (não resistem muito tempo ao atrito e são difíceis de aplicar, principalmente em regiões altas e de difícil acesso)
  • Resinas concorrentes (não apresentam a mesma fixação e alta resistência à abrasão oferecida pelo Plasteel)
  • Vitrificação (tem menor resistência e tempo de vida útil que o revestimento Plasteel).

Revestimento Plasteel permite programar melhor as manutenções

De acordo com o consultor técnico José Carlos Link, que atende empresas no Rio Grande do Sul, diversos clientes no estado utilizam os revestimentos Plasteel para recuperar equipamentos e estão obtendo ótimos resultados.

As resinas ganham mercado por serem práticas de aplicar, por aumentar a vida útil do equipamento e permitir programar melhor as manutenções ao longo do ano.

 

“Com Plasteel, empresas que faziam diversas paradas emergenciais nas máquinas, agora podem programar paradas estratégicas apenas uma ou duas vezes ao ano. Isso evita gargalos e aumenta a capacidade de produção”, enfatiza Link.

Veja, a seguir, as principais características dos revestimentos Plasteel citados neste artigo:

Plasteel Diamantado

O Plasteel Diamantado é o revestimento epóxi bi componente reforçado com esferas especiais de altíssima dureza, conferindo à superfície resistência à abrasão semelhante a do diamante.

  • Revestimento epóxi industrial de alta resistência à abrasão.
  • Dureza similar ao diamante, tão elevada que sua usinagem só é possível com velocidade baixa e pastilhas diamantadas.
  • Permite modelagem independentemente do formato da superfície.
  • Protege máquinas, equipamentos e estruturas em geral contra o extremo desgaste abrasivo causado pelo fluxo de grãos e outros agentes abrasivos.
  • Resiste à temperatura de 150°C com picos de 180°C.
  • Isento de Compostos Orgânicos Voláteis.

Plasteel Cerâmico Pintável Azul

O Plasteel Cerâmico Pintável Azul é o revestimento epóxi bi componente que oferece proteção por barreira de alta impermeabilidade contra corrosão e ataque químico por solventes orgânicos (alifáticos, aromáticos e álcoois), água do mar, gasolina, óleo diesel, produtos alcalinos e ácidos diluídos.

  • Revestimento epóxi industrial resistente à corrosão e ataque químico.
  • Pode ser utilizado como primer para máxima adesão de outras resinas Plasteel e também como acabamento vitrificado.
  • Aumenta a vida útil de máquinas, equipamentos e estruturas metálicas e reduz paradas para manutenção.
  • Oferece superfície vitrificada, garantindo excelente lavabilidade e escoamento.
  • Excelente adesão sobre concreto, alvenaria, madeira e a maioria dos metais, inclusive em aço inox.
  • Isento de Compostos Orgânicos Voláteis.