A QUIMATIC TAPMATIC, especialista na fabricação de óleos solúveis, oferece dicas importantes para a conservação do seu óleo solúvel no período de férias coletivas ou baixa produção.

APODRECIMENTO DO ÓLEO SOLÚVEL

O apodrecimento do óleo solúvel ocorre pela presença de microrganismos, como bactérias, leveduras e fungos na solução. Ao longo do tempo, estes microrganismos contaminam a solução comprometendo o desempenho do produto, da máquina e a saúde do operador. Por isso os métodos para preservação do óleo solúvel têm como objetivo combater a proliferação destes microrganismos e evitar o odor desagradável que ele causa.

A seguir confira os cuidados com óleo solúvel que você deve ter para garantir maior vida útil da solução:

LEITURA DE pH DO ÓLEO SOLÚVEL

Este é um importante processo na manutenção geral da sua solução, pois uma vez que ocorre a redução abaixo de 8,5 na leitura de pH significa que a solução está contaminada por microrganismos.

“Nesse caso, é necessário corrigir a solução com preservante para eliminar a contaminação microbiana e com alcalinizante para corrigir o pH”Explica Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic.

O profissional lembra que existem diferentes maneiras de medir o pH, mas a mais simples e utilizada é a fita de medição de pH, que pode ser encontrada facilmente para compra. Quer saber mais sobre como fazer essa medição e quais ações tomar em seguida? Inscreva-se clicando aqui para acessar a série completa sober cuidados com óleo solúvel.

ALCALINIZANTES E PRESERVANTES

A maioria dos fabricantes de óleo solúvel possuem produtos químicos que ajudam na manutenção do óleo solúvel, como por exemplo alcalinizantes e preservantes. A criação e proliferação de microrganismos é uma causa inerente ao consumo de óleo solúvel, no entanto um bom óleo solúvel é aquele que tem maior resistência, o que lhe permite menor quantidade de vezes de reposição da solução. Por isso é imprescindível a implementações de boas práticas de manutenção do seu óleo solúvel.

TRAMP OIL

O “tramp oil” está associado principalmente aos fluidos hidráulicos das máquinas, óleos de barramentos e protetivos temporários que são arrastados para o reservatório junto com o óleo solúvel. Embora não interfira no processo de usinagem, é uma fonte de “nutrientes” para os microrganismos, colaborando para a sua proliferação. Recomendamos que este “tramp oil” seja constantemente removido da solução. Existem no mercado equipamentos próprios para esta remoção, como o “skimmer” de disco ou correia.

LEITURA DO BRIX DO ÓLEO SOLÚVEL

Realizada com o equipamento chamado refratômetro, a leitura do brix indicará qual o índice de concentração de óleo na solução. Vale frisar que não há uma medida específica de brix para todo tipo de usinagem, pois há muitas variantes de acordo com marca, tipo de óleo solúvel e concentração de óleo ou água que o material a ser usinado necessita. Para entender em detalhes o benefício desta análise inscreva-se para acessar a série de conteúdos sobre cuidados com óleo solúvel aqui.

LIMPEZA DE RESERVATÓRIO DE ÓLEO SOLÚVEL

A correta limpeza e desinfecção do reservatório, tubulações e mesa de máquina elimina a presença de microrganismos que podem contaminar a nova solução de óleo solúvel. Assista ao vídeo com as instruções de limpeza de reservatório.

MANUTENÇÃO PERIÓDICA DO ÓLEO SOLÚVEL

Como diz o ditado “melhor prevenir do que remediar”, por isso é importante estabelecer uma rotina de acompanhamento da saúde do seu óleo solúvel. Com isso você perceberá se o problema está realmente na solução ou nos seus processos internos.

Para lhe auxiliar em cada um dos processos de cuidados com o óleo solúvel a Quimatic Tapmatic desenvolveu uma série de vídeos tutoriais demonstrando como utilizar cada uma das ferramentas de monitoramento da solução, e disponibiliza também um modelo de ficha de controle de emulsão do óleo solúvel. Para acessar basta clicar o no botão abaixo.

Para mais informações, entre em contato conosco. Disponibilizamos uma Equipe Técnica para o desenvolvimento do produto conforme a necessidade do cliente, além de suporte para o gerenciamento do óleo solúvel na máquina.

Na Mídia!

Confira os principais veículos que divulgaram esta notícia:

cimm