DICA TÉCNICA

Como descartar o óleo solúvel?

Após estragar ou perder suas propriedades, o óleo solúvel terá de ser descartado como resíduo classe 1, ou seja, resíduo perigoso. E essa classificação é independente do tipo de óleo utilizado no tanque, ou seja, se é um produto ecológico, como os óleos sintéticos e semissintéticos, ou se ele é de base mineral. O descarte é classe 1 porque envolve materiais contaminantes para a natureza, como tramp oil, cavacos, e o próprio óleo mineral no caso dos produtos não sintéticos.

O descarte dos resíduos de óleo solúvel pode ser feito de duas formas. Uma delas é através do tratamento em ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes, geralmente presentes em indústrias de grande porte ou em polos industriais) e a outra é sem tratamento, através de empresas especializadas autorizadas pelo CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental), que é liberado pelo órgão ambiental de cada estado do país.

No caso da disposição de resíduos por empresas autorizadas pelo CADRI, os resíduos costumam ser reciclados (principalmente a parte do lubrificante), seguir para um aterro industrial ou serem incinerados. O ideal é sempre que possível a reciclagem, já que uma boa parte do resíduo volta a ser transformada em produto reutilizável, mas quando isso não é possível ele segue para um aterro industrial, onde o resíduo é acondicionado de forma a nunca contaminar o meio ambiente; ou no caso da incineração, ele será convertido em gás carbônico e água, o que provocará mínimo dano ao ambiente.

Vale lembrar que, se a indústria não fizer corretamente o descarte do óleo solúvel, e for denunciada ou autuada pela fiscalização, poderá ser multada ou até mesmo fechada pelo órgão estadual ou pelo Ministério do Meio Ambiente. Daí a grande importância de se usar produtos de qualidade e monitorar e controlar a solução, de forma que sua vida útil seja a maior possível.

PRODUTOS UTILIZADOS

  • ME 3 – Óleo Solúvel Sintético de Base Vegetal

    Ecológico – Ideal para empresas com normas ou certificações relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Comparado com produtos similares, o ME-3 oferece maior vida útil da solução no reservatório.

  • ME-100 ALUM Óleo Solúvel Semissintético Ecológico

    Para diversas operações de usinagem em máquinas operatrizes que trabalham com alumínio. Permite maior taxa de diluição sem afetar o desempenho. PH Controlado – Não mancha alumínio e suas ligas.

  • ME 1 – Óleo Solúvel Semissintético Ecológico

    Oferece lubrificação similar a de um óleo solúvel mineral convencional, porém, com maior vida útil da solução abastecida no reservatório. Ecológico – isento de nitrito, boro, cloro, enxofre; compostos aromáticos e metais pesado.

  • ME 2 – Óleo Solúvel Sintético Ecológico

    Produto à base de lubrificantes sintéticos de última geração. Isento de óleo mineral, oferecendo alta resistência ao apodrecimento. Contém aditivos EP (extrema Pressão) que reduzem o atrito durante usinagem. Sua emulsão translúcida facilita a visualização da usinagem.