DICA TÉCNICA
Óxido de zinco no lugar do zinco metálico na galvanização
Mais em conta que o zinco metálico, o óxido de zinco costuma ser usado em tintas anticorrosivas, quando não se precisa de proteção galvânica. O material também está presente em fundos anticorrosivos brancos, já que a sua cor é branca, enquanto do zinco metálico é cinza escuro. Mas vale lembrar que o óxido de zinco não é capaz de garantir a proteção contra corrosão por longos períodos e nas situações de exposição à intempérie. O motivo é que no óxido de zinco, o zinco já está oxidado, e não será capaz de criar uma camada protetora de elétrons sobre o metal, como o zinco metálico no teor correto faz. Uma opção mais prática que elimina os riscos apresentados é o CRZ e Galvalum da Quimatic Tapmatic. Dois produtos prontos para uso que são facilmente aplicados por pincel, rolo ou pistola de pintura, além de contar com uma versão em spray.
PRODUTOS UTILIZADOS
CRZ – Galvanização a Frio
Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Oferece as mesmas características de proteção anticorrosiva que a galvanização a quente. Aplicável com pincel, rolo, pistola ou spray. Ideal para reparos em falhas da galvanização a quente e cordões de solda.
GALVALUM – Galvanização Aluminizada a Frio
Revestimento para superfícies de ferro, aço ou com cordão de solda. Permite reparos de falhas em superfícies galvanizadas com coloração similar à galvanização a quente.