DICA TÉCNICA
Como remover a ferrugem de ferro e aço?
Para remover a ferrugem de ferro e aço, o consumidor tem duas opções: recorrer aos métodos tradicionais, como lixamento e jateamento (que exigem esforço físico, equipamentos e dão origem a muita poeira) ou então utilizar produtos químicos, que irão eliminar a ferrugem de forma prática, rápida e sem sujeira.
Para definir que tipo de tratamento utilizar, é necessário entender quais são as limitações de aplicação e onde essa superfície será utilizada após o tratamento. Quando a superfície precisa de uma proteção galvânica (galvanização) é necessário que a superfície esteja complemente limpa e sem resíduo de qualquer outro produto, portanto, nesse caso, o ideal é utilizar um removedor de ferrugem como o Quimox, que deixará o metal completamente limpo e livre de oxidação. Já em casos onde a superfície é de difícil acesso, ou até mesmo não requer uma pintura diferenciada, é possível eliminar o trabalho de remoção da ferrugem utilizando um convertedor, como o PCF, ou seja, é possível paralisar a ferrugem transformando-a em um fundo para receber pintura.
PRODUTOS UTILIZADOS
QUIMOX – Removedor de Ferrugem Ultrarrápido
Para trabalhos rápidos de remoção de ferrugem, principalmente em peças pequenas. Pode ser aplicado por imersão ou utilizando pincel. Ideal para serviços de manutenção.
PCF – Fundo Convertedor de Ferrugem
Após tempo de conversão total da ferrugem, a superfície está pronta para receber tinta à base de esmalte sintético, epóxi ou PU. Minimiza o trabalho e o custo para remoção da ferrugem.