A 26ª Competição Baja SAE Brasil 2020 terminou com um resultado inédito para a equipe Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas, que neste ano começou a ser patrocinada pela Quimatic Tapmatic.
Composta por 44 alunos, a equipe de baja da Unicamp conquistou sua melhor colocação na história – o 5º lugar no torneio nacional. Foi um grande salto em relação à classificação do ano passado, quando o time ficou com o 30º lugar no placar geral. O evento aconteceu entre os dias 12 e 15 de março, em São José dos Campos (SP) –
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“Estamos muito satisfeitos com o resultado e chegamos muito perto de ficar entre os três primeiros do Brasil, que ganham o direito de competir na etapa internacional da prova, nos Estados Unidos”, destaca o estudante Matheus Ramos Esteves, 21 anos, gerente de produtos da equipe baja da Unicamp.
Além de contar com o patrocínio da Quimatic Tapmatic, a equipe utilizou na construção e finalização de seu veículo baja – batizado de Opus – diversos produtos da marca. Os alunos também receberam, durante todas as etapas do trabalho, um amplo suporte técnico da Quimatic Tapmatic. A empresa disponibilizou um de seus profissionais mais experientes, Alexandre Baroni, para acompanhar e esclarecer dúvidas dos estudantes.
“A parceria com a Quimatic Tapmatic é diferente de qualquer outra, pois nunca tivemos uma empresa tão interessada, com vontade de conhecer o projeto, as pessoas e de nos ajudar de todas as maneiras possíveis”, enfatiza Esteves. “Saber que uma grande empresa confia e acredita em nosso trabalho nos motiva a fazer o melhor e traz um sentimento de responsabilidade para todos.”
Para a Quimatic Tapmatic, apoiar a equipe de baja da Unicamp é um grande privilégio. “É muito gratificante acompanhar a energia dos estudantes em seu projeto e saber que esta dedicação será levada posteriormente para o mercado de trabalho”, enfatiza Walter Strebinger, diretor da Quimatic Tapmatic.
Após o ótimo resultado no torneio nacional, o trabalho da equipe Unicamp Baja SAE, continua. Por muitos anos, o veículo da universidade voltava da competição com um problema a ser resolvido, como um componente quebrado. Agora não. “Chegamos a um nível de projeto confiável, mas há muito ainda a ser melhorado”, ressalta Matheus. “Estamos finalizando o novo projeto e logo começaremos a construí-lo.”
E a meta do ano passado continua: obter a melhor classificação da história da equipe. A diferença é que agora a régua subiu de nível.
Para saber mais:
O que é baja
Baja é um veículo off road (fora de estrada), geralmente construído por alunos de cursos superiores de engenharia mecânica. A meta é desenvolver um veículo capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos. Supervisionados por professores, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, desde a parte técnica à gestão financeira dos projetos. Com isso, colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ampliam sua preparação para o mercado de trabalho.
Entre outras regras, o baja das competições SAE deve ser robusto, seguro e monoposto (ter lugar apenas para o motorista). Precisa também ser facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Estes resultados só podem ser alcançados com uma equipe organizada e dedicada.
Quem são os alunos da equipe Unicamp Baja SAE
A equipe Unicamp Baja SAE foi fundada em 1995 para participar da primeira competição de baja do Brasil, junto com outras 7 universidades. Desde então, vem aperfeiçoando o projeto até chegar ao protótipo Opus, que começou a ser projetado em maio de 2018.
O time deste ano é formado por 44 estudantes de diversos cursos: engenharia mecânica, elétrica, computação, controle e automação, agrícola, além do curso de física. Os alunos são coordenados pelo professor Janito Vaqueiro Ferreira, do DMC (Departamento de Mecânica Computacional).
“O principal desafio desta atividade é lidar com pessoas. No geral, os novos membros são estudantes do primeiro ano do curso, sem nenhuma experiência profissional”, explica Esteves. “É um grande desafio para uma equipe com cerca de 50 estudantes voluntários desenvolver um projeto tão complexo para competição off road”.
O projeto atual consumiu 9 meses de trabalho intensivo dos estudantes, lembrando que as atividades são realizadas em paralelo a outras exigências do curso.
Detalhe: além de se sair bem no campo de provas, o baja da equipe Unicamp Baja SAE também chamou a atenção pelo seu design. “Após fazermos uma pesquisa nas competições, descobrimos que o que também mais se destaca em nosso protótipo é o design. Temos um dos carros mais bonitos do Brasil”, enfatiza o gerente de produto da equipe.
Veja os principais produtos da Quimatic Tapmatic utilizados durante a preparação do Opus:
– Removedor de ferrugem ultrarrápido Quimox – para retirar a oxidação de diversas peças, seja por questões estéticas ou funcionais, como preparação para superfície de solda.
– Fluido de corte Quimatic 1 e o óleo solúvel ME-1 – para a grande quantidade de peças usinadas no torno CNC. Foram cerca de 100 peças usinadas para esta competição.
– Solda a Frio Plasteel Rapid 1:1 – utilizada na fixação de peças, como o painel do volante e para o reparo de peças danificadas.
– Emborrachamento a frio Plasti Film – para acabamento de superfícies e do volante. Na opinião dos estudantes uma solução muito útil, pois por regulamento da competição não pode haver arestas cortantes no veículo.
Nossos parabéns a todos os integrantes da equipe Unicamp Baja SAE:
– André Grillo Fernandes, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Antonio Gabriel da Silva Fernandes, 17 anos, Engenharia de Computação
– Arthur Grigoletto Ribeiro, 22 anos, Engenharia Mecânica
– Caio Peccin, 28 anos, Engenharia Agricola
– Camila Rios da Silva, 19 anos, Engenharia Agricola
– Carolina Helena Naveira, 23 anos, Engenharia Mecânica
– Daniel Antonio Amaro, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Daniel Henrique Carmona Corrêa, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Danielly dos Santos Rocha Prado, 21 anos, Engenharia Mecânica
– Davi Parra Sgarbosa, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Felipe De Vellis Coletti, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Gabriel de Sá Guedes, 21 anos, Engenharia Mecânica
– Gabriel Gomes Silva Santos, 22 anos, Engenharia Mecânica
– Giovanni dos Santos Vargette, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Guilherme Garcia da Silva, 23 anos, Engenharia Mecânica
– Gustavo de Oliveira Thomaz, 18 anos, Engenharia de Computação
– Heloísa Dias Maciel Sena, 19 anos, Física
– Henrique Barbosa de Oliveira, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Henrique Borges Gracindo da Silva, 19 anos, Engenharia Mecânica
– João Pedro Machini Malachias Marques, 22 anos, Engenharia Mecânica
– João Vitor Ferreira, 21 anos, Engenharia Mecânica
– Lara Nascimento Neves Guimarães, 21 anos, Engenharia Mecânica
– Leonardo de Alencar Lopes, 23 anos, Engenharia de Computação
– Lucas de Paula Soares, 19 anos, Engenharia de Computação
– Marianne Hedder Sousa Gomes, 18 anos, Física
– Mateus William Zancanaro, 19 anos, Engenharia Mecânica
– Matheus Ramos Esteves, 21 anos, Engenharia Mecânica
– Pedro Abelardo Miranda de Sousa, 19 anos, Engenharia Mecânica
– Pedro Henrique de Paula Pinto, 21 anos, Engenharia Mecânica
– Pedro Ivo Cubas Peranovich, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Pedro Marcucci Oliveira, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Rafaela Carvalho Pinto, 22 anos, Engenharia Mecânica
– Ricardo Ariel Norberto Gilbert Bruno, 20 anos, Curso 56
– Rodrigo Barboza Galhardo, 21 anos, Engenharia Mecânica
– Rodrigo Kazuki Kamura Toyotani, 20 anos, Engenharia Mecânica
– Rosana Ferraz Oliveira, 22 anos, Engenharia Mecânica
– Samuel Henrique da Fonseca Pereira, 21 anos, Engenharia Mecânica
– Sidney Mendes Jr., 19 anos, Engenharia Mecânica
– Thiago Teodoro Salles de Oliveira, 22 anos, Engenharia Mecânica
– Victor Alcântara Oliveira, 18 anos, Engenharia Mecânica
– Victor Scofield Teixeira, 19 anos, Engenharia Elétrica
– Vinicius Flores Ribeiro, 20 anos, Engenharia de Controle e Automação
– Vittor Tadeu do Amaral Olival, 22 anos, Engenharia Mecânica
– Weslley Costa Leal do Nascimento, 21 anos, Engenharia Mecânica