O Brasil celebra em 14 de agosto o Dia Nacional de Controle da Poluição Industrial. Criada a partir do Decreto-Lei nº 1.413, de 1975, a data é um marco pioneiro na regulamentação ambiental voltada ao setor industrial do Brasil, sendo de grande importância para ajudar a reduzir a emissão de poluentes e aumentar o respeito ao meio ambiente.
De acordo com dados divulgados pelo SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa), do Observatório do Clima, o Brasil emitiu 2,2 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) em 2019. O setor de Energia foi responsável por 19% dessas emissões, enquanto o de Processos Industriais e Uso de Produtos (PIUP) teve responsabilidade por 5% do total emitido no país.
Esse alto volume de gases estufa demonstra que medidas de combate à poluição precisam ser encaradas como prioridade por nossas indústrias. Na Quimatic Tapmatic, por exemplo, há um esforço contínuo em prol do controle de emissões de poluentes.
A empresa destaca-se tanto pelos cuidados internos na fábrica quanto pelo fornecimento de soluções ecologicamente corretas para o setor de manutenção industrial.
Entre essas soluções ecologicamente corretas fornecidas pela Quimatic Tapmatic ao mercado estão:
- Desengraxantes à base de água, que limpam e não contaminam o solo.
- Compostos epóxi isentos de metais pesados que ajudam a aumentar a vida útil de máquinas e equipamentos.
- Óleos solúveis sintéticos e semissintéticos com maior vida útil nas máquinas e menos riscos de contaminação.
- Bandagem para reparos emergenciais de vazamentos.
- Limpadores de contatos elétricos capazes de otimizar a eficiência energética de instalações, entre outros.
Internamente, em sua fábrica em Barueri (SP), a Quimatic Tapmatic também cerca-se de cuidados para garantir um ambiente de produção mais sustentável, confira alguns deles:
- Durante a produção, as emissões atmosféricas são mínimas, já que não existem processos de aquecimento, como caldeiras, fornos e fornalhas. Tanto o ambiente de produção industrial quanto o almoxarifado possuem exaustores para dispersão dos mínimos vapores e gases gerados.
- Os resíduos sólidos e líquidos são coletados e dispostos adequadamente, com autorização da CETESB, através de documento denominado CADRI. A coleta de resíduos sólidos acontece a cada 2 meses (ou acúmulo de 6 paletes), já os resíduos líquidos são recolhidos a cada 2 meses.
- Todos os resíduos são dispostos adequadamente, seja através de incineração ou através de descarte em aterro industrial devidamente aprovado pela CETESB.
- Os tanques de armazenamento são colocados dentro de diques de contenção. Assim, se houver algum vazamento, o material fica contido nesses diques e pode ser coletado sem possibilidade de contaminação ambiental.
- Os ralos existentes dentro da fábrica – seja para o escoamento de algum vazamento, derramamento acidental de produto ou da água de lavagem do piso – possuem encanamentos dirigidos para um tanque de contenção. Dessa forma, o material que escoa para o tanque é coletado anualmente pela mesma empresa de coleta de resíduos industriais, sem oferecer, portanto, riscos para a contaminação do solo.
Com seus cuidados meticulosos no tratamento de resíduos e a constante busca por aprimoramentos em sua linha de produtos ecologicamente correta, a Quimatic Tapmatic reforça diariamente seu compromisso com a produção industrial mais sustentável no país e a preservação do planeta.