Por questões de segurança e praticidade de aplicação, indústrias dos mais diversos segmentos substituem com cada vez mais frequência a solda quente convencional (MIG, TIG, entre outras) pela solda a frio na manutenção de equipamentos.
Este é o caso de uma das principais empresas de rerrefino de óleo lubrificante do país, que trocou a solda MIG pela solda a frio no reparo de um rotor de bomba utilizada na separação de material sólido.
O equipamento, que bombeia água e óleo em temperatura ambiente, estava com problemas de cavitação e desgaste natural do anel de acoplamento.
Passo a passo do reparo de um rotor de bomba com Plasteel Massa 4:1
Passo 01:
Ranhura sendo feita no rotor da bomba para garantir maior ancoragem da resina na etapa posterior.
Passo 02:
Limpeza da peça para a remoção de graxa e resíduos
Passo 03:
Após a mistura dos componentes, solda a frio Plasteel Massa 4:1 é aplicada
Passo 04:
Peça já com Plasteel Massa 4:1 aplicado, aguardando a secagem
Passo 05:
Depois de cerca de 4 horas, a resina já curada foi usinada para refazer o diâmetro original do anel que permitirá o encaixe do acoplamento.
Vantagens da Solda a Frio X Solda Convencional
Com o uso da solda a frio Plasteel Massa 4:1, a empresa ganhou uma série de vantagens em relação ao uso da solda a quente convencional. Conheça as principais:
- Segurança: a solda a frio não gera faíscas e, assim, não causa riscos de incêndios e explosões
- Praticidade: ao contrário da solda quente, a solda a frio é fácil de aplicar e não requer a contratação ou a presença de um profissional especializado para o trabalho, como um soldador.
- Preservação das características do metal: a solda a frio não expõe o metal a alterações de temperatura, assim não afeta as propriedades do metal.
- Melhor acabamento e menos retrabalho: a solda a frio permite uma aplicação mais cuidadosa que a solda convencional, e assim, evita o retrabalho.
“Outra vantagem é que o reparo efetuado com solda a frio pode ser realizado em qualquer ambiente na indústria, sem a necessidade de remoção de equipamentos para outros locais ou pontos de energia elétrica. Ou seja, economia de tempo e de mão de obra”, enfatiza Ricardo Corrêa, consultor técnico da Quimatic Tapmatic responsável pelo trabalho na empresa de rerrefino.
Conheça mais detalhes sobre o Plasteel Massa 4:1
A resina epóxi bicomponente Plasteel Massa 4:1 é fácil de preparar, aplicar e manipular. Usinável após a cura, recupera com precisão as dimensões originais de peças metálicas danificadas com desgastes, trincas, porosidades ou furos.
E a sua empresa, já pensou em substituir a solda quente convencional pela solda a frio? Confira mais informações sobre Plasteel Massa 4:1 aqui.