A conversão de ferrugem em um fundo pintável é uma das maneiras mais práticas para combater problemas de corrosão em portas, janelas, portões, entre outras estruturas metálicas. Para que a técnica funcione com precisão, é necessário que o produto utilizado seja de alta qualidade.

Para comprovar ao consumidor a eficácia do seu convertedor de ferrugem PCF, – solução original no Brasil, desde 1983 e a única com fórmula ecológica – a Quimatic Tapmatic preparou o vídeo “Comparativo: PCF X Concorrente – Convertedor de ferrugem”. O conteúdo compara na prática a ação de seu produto com um dos principais concorrentes do mercado.

Aplicação em superfícies verticais

Para o teste de adesão e viscosidade, o PCF e o produto concorrente foram aplicados lado a lado e diretamente sobre a ferrugem em um chapa de ferro na posição vertical. O lado esquerdo da chapa foi tratado com o produto concorrente, e o direito, com PCF. O teste começa com a aplicação dos produtos na chapa em posição vertical. O resultado mostra que enquanto o produto concorrente escorre, PCF se mantém firme na superfície, sem escorrer, pois é mais viscoso. Esta diferença é muito importante, pois por não escorrer, PCF age de maneira mais eficaz na superfície e evita o desperdício.

Alta capacidade de cobertura do metal

O teste também exibe a qualidade e consistência do fundo convertedor de ferrugem formado   pelos produtos. Enquanto a cobertura do produto concorrente é mais fraca e líquida – o que irá exigir mais quantidade de produto e o consequente aumento de custo do trabalho – o fundo gerado pelo PCF é mais denso, consistente e uniforme, facilitando a pintura posterior.

O melhor desempenho do PCF deve-se ao fato do produto contar com uma proteção acrílica que garante maior resistência e adesão ao fundo. Esta proteção atua como agente de ligação entre a superfície e a tinta que será aplicada após a secagem do PCF.

Conclusão:

O teste deixa claro que PCF adere melhor à superfície, não escorre e forma um fundo mais homogêneo para receber o acabamento da pintura final. Já o produto da marca concorrente escorre e deixa um fundo mais transparente, o que exigirá mais demãos e aumento do custo final do trabalho.

PCF, portanto, é a solução mais eficaz para converter a ferrugem em um fundo preto pintável e, assim, recuperar com praticidade e economia as mais diversas estruturas metálicas. As superfícies metálicas tratadas com PCF voltam a ficar como novas, sem o risco da ferrugem reaparecer sob a pintura.

Conheça o PCF em mais detalhes!

Dar vida nova a portões, grades, janelas e outras superfícies metálicas enferrujadas costuma ser um trabalho árduo e bastante demorado. Para resolver de vez esta tarefa, a Quimatic Tapmatic desenvolveu o PCF (Primer Convertedor de Ferrugem).

O inovador produto acaba com a necessidade de raspar ou lixar para remover toda a ferrugem das estruturas de ferro. Basta aplicar PCF sobre as áreas corroídas para que a ferrugem torne-se um fundo homogêneo e seguro, pronto para receber tinta. Tudo muito prático, sem sujeira ou esforços físicos que cansem o usuário.

Já aprovada por exigentes indústrias e construtoras, a solução da Químatic Tapmatic também está disponível para o consumidor final nos home centers e lojas de material de construção. O produto pode ser encontrado em uma prática embalagem cartela com frasco de 100ml e também em frascos de 500 mL ou 1 L.

Extremamente útil inclusive em áreas de difícil acesso, o PCF destaca-se por contar com proteção acrílica, que garante maior resistência e adesão ao fundo, atuando como agente de ligação entre a superfície e a tinta.

Veja passo a passo como aplicar o PCF

A aplicação do PCF é bastante simples. Confira:

  •         Com auxílio de uma lixa ou escova de aço, faça uma leve limpeza para remover a ferrugem solta da superfície metálica.
  •         Em seguida, enxágue ou passe um pano úmido na superfície para remoção de poeira e resíduos. Separe em um recipiente plástico a quantidade necessária do fundo convertedor de ferrugem.
  •         Aplique uma demão sobre a ferrugem (a ferrugem será rapidamente convertida em um fundo preto para pintura).
  •         Após 5 horas, aplique a segunda demão do produto e aguarde mais 12 horas para total conversão da ferrugem.
  •         Para finalizar, deve-se pintar a estrutura metálica utilizando esmalte sintético, tinta PU, tinta epóxi ou qualquer outra tinta à base de solvente compatível.
  •         Pronto! Com muito menos trabalho que outros métodos, a estrutura metálica volta a ficar com cara de nova.

Quer saber mais? Veja as principais dúvidas de clientes sobre o PCF:

Como o convertedor de ferrugem funciona?

O convertedor de ferrugem é uma composição de agentes convertedores de ferrugem que transforma a ferrugem em um fundo pintável, resistente à corrosão e pronto para receber tinta de acabamento.

Quais as principais vantagens do convertedor de ferrugem?

O convertedor de ferrugem minimiza o trabalho e o custo da recuperação da superfície enferrujada. Como o produto dispensa todo trabalho manual de remoção da ferrugem (como lixamento ou jateamento), seu uso não causa fadiga ao usuário. Já a economia de tempo e dinheiro acontece porque não será necessário utilizar ferramentas para a remoção da ferrugem. Também não é preciso utilizar nenhum outro fundo para receber a camada de tinta posterior. Assim, a recuperação da superfície será mais rápida e econômica.

Onde aplicar o convertedor de ferrugem?

O convertedor de ferrugem deve ser utilizado sobre peças de metal ferroso, como portões, escadas, mezaninos, cercas, portas, janelas, entre outros locais.

O produto pode ser aplicado em superfícies verticais?

Sim, o PCF pode ser aplicado inclusive sobre superfícies verticais. Viscoso, o produto não escorre e assim permite converter a ferrugem das mais variadas estruturas metálicas.

O que é a proteção acrílica do PCF?

O PCF destaca-se por contar com uma proteção acrílica que garante maior resistência e adesão ao fundo. Esta proteção atua como agente de ligação entre a superfície e a tinta que será aplicada após a secagem do PCF. Assim, as estruturas metálicas voltam a ficar como novas, sem o risco da ferrugem reaparecer sob a pintura.

É preciso pintar o fundo gerado pelo convertedor de ferrugem?

Sim, o fundo resultante do convertedor de ferrugem deve ser pintado logo após a secagem, para não voltar a oxidar. Para a pintura podem ser utilizados esmalte sintético, tinta PU, tinta epóxi ou qualquer outra tinta à base de solvente compatível. Não são compatíveis com a solução as tintas à base de água, lacas ou tintas automotivas à base de nitrocelulose.

Para mais informações sobre o PCF, clique aqui.